A automação dos processos pode ser benéfica na gestão de pessoas
Redação
Ao liberar os profissionais da carga de tarefas repetitivas e demoradas, a automação proporciona uma liberdade estratégica. Esses especialistas podem direcionar seu tempo e esforço para atividades mais estratégicas e humanas, contribuindo para o desenvolvimento e implementação de políticas de gestão de talentos, criação de programas de treinamento e desenvolvimento, além de melhorar a experiência global dos funcionários.
Thiago Gomes –
A automação de tarefas rotineiras na área de Recursos Humanos inclui o emprego de tecnologias como a inteligência artificial (IA) para executar atividades que antes demandavam intervenção humana constante. Atualmente, processos de desenvolvimento, análise de dados, consolidação de avaliações, elaboração de PDI, processos sucessórios e até mesmo a criação de trilhas de desenvolvimento podem ser realizados por sistemas automatizados de maneira ágil, precisa e livre de erros.
Um estudo, conduzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC), revelou que 22% das empresas de pequeno porte e 37% das empresas de grande porte já incorporaram a inteligência artificial em suas operações diárias. Essa integração ocorre, principalmente, por meio da implementação de softwares de recursos humanos, sistemas de gestão, controle de ponto eletrônico, entre outros.
Essa mudança representa um avanço fundamental na forma como abordamos tarefas rotineiras e administrativas no setor de RH. Processos que anteriormente demandavam intervenção humana constante agora podem ser reali...