Publicado em 08 dez 2020

Como selecionar os corta-chamas

Redação

Esse é um dispositivo que permite que o gás passe por ele, mas interrompe uma chama a fim de evitar um incêndio ou explosão maior. Os corta-chamas são dispositivos instalados na abertura de um equipamento ou no duto de conexão de um sistema de processo e cuja função pretendida é permitir o fluxo, mas evitar a transmissão da chama. Existe uma enorme variedade de situações em que os corta-chamas são aplicadas. Qualquer pessoa envolvida na seleção de corta-chamas precisa entender como esses produtos funcionam e suas limitações de desempenho. O princípio de funcionamento dos corta-chamas foi descoberto em 1815 por Humphry Davy, um químico e professor da Royal Institution da Inglaterra. Um comitê de segurança da indústria inglesa de mineração de carvão abordou Davy para obter assistência técnica. Eles precisavam de uma maneira de evitar que as lâmpadas de óleo dos mineiros causassem explosões quando um gás inflamável, chamado de firedamp, vazasse para os poços da mina. O professor estudou o gás, que consistia principalmente de metano. A investigação centrou-se em como o metano queima sob várias condições e com várias proporções de ar. A solução foi envolver a chama da lâmpada de forma segura com um cilindro alto de tela de arame finamente trançada chamado de metal gauze. Depois disso, surgiram corta-chamas de inúmeras variedades que têm sido aplicados em muitos setores. Todos eles operam com o mesmo princípio: remover o calor da chama à medida que ela tenta passar por passagens estreitas com paredes de metal ou outro material condutor de calor. Por exemplo, os corta-chamas feitos pela maioria dos fabricantes empregam camadas de fitas de metal com ondulações onduladas. Os corta-chamas são usados em muitos setores, incluindo refino, farmacêutico, químico, petroquímico, papel e celulose, exploração e produção de petróleo, tratamento de esgoto, aterros sanitários, mineração, geração de energia e transporte de líquidos a granel. Em alguns casos, as chamas envolvem reações exotérmicas ou produtoras de calor diferentes da oxidação. Os processos que geram os gases combustíveis ou reativos incluem mistura, reação, separação, mistura, perfuração e digestão. Esses processos envolvem várias configurações de equipamentos e misturas de gases. Deve-se entender os parâmetros para a seleção dos corta-chamas, de acordo com a NBR ISO 16852, para os diferentes cenários com as melhores práticas para a sua seleção, instalação e manutenção, além dos possíveis riscos que podem ocorrer em instalações industriais e fornece os tipos de proteção para uso do corta-chamas.

Os corta-chamas são dispositivos passivos sem partes móveis. Eles evitam a propagação de chamas do lado exposto da unidade para o lado protegido pelo uso de elemento de célula de chama do tipo fita de metal ondulado enrolado. Esta construção produz uma matriz de aberturas uniformes que são cuidadosamente construídas para extinguir a chama, absorvendo o calor da chama.

Esse processo fornece uma barreira de extinção para a mistura de vapor inflamado. m condições normais de operação, o corta-chamas permite um fluxo relativamente livre de gás ou vapor através do sistema de tubulação. Se a mistura for inflamada e a chama começar a viajar de volta pela tubulação, o elemento supressor impedirá que a chama retorne à fonte de gás.

A outra categoria principal consiste em corta-chamas em linha, também conhecidos como de deflagração e detonação, ou de queima rápida e explosão.) Essas unidades são instaladas em canos para evitar a passagem de chamas. A maioria das aplicações dos corta-chamas em linha são em sistemas que coletam gases emitidos por líquidos e sólidos.

Esses sistemas, comumente usados em muitas indústrias, podem ser chamados de sistema...

Artigo atualizado em 08/12/2020 09:21.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica