Publicado em 18 out 2022

As válvulas de esfera devem seguir obrigatoriamente os requisitos normativos

Redação

As válvulas de esfera são de fechamento e controlam o fluxo de um líquido ou gás por meio de uma esfera rotativa com um furo. Ao girar a bola um quarto de volta (90°) em torno de seu eixo, o meio pode fluir ou ser bloqueado. São caracterizadas por uma longa vida útil e fornecem uma vedação confiável, mesmo quando a válvula não está em uso por um longo período. Como resultado, são as mais usadas como válvula de fechamento do que, por exemplo, a de gaveta. As válvulas de esfera são mais resistentes a meios contaminados do que a maioria dos outros tipos de válvulas. Em versões especiais, também são usadas como válvula de controle. Esta aplicação é menos comum devido à precisão relativamente limitada do controle da vazão em comparação com outros tipos de válvulas de controle. Os conceitos de operação desse tipo de válvula podem ser geralmente divididos de acordo com a forma do elemento da válvula que controla o fluxo de fluido: os de empurrar, girar, deslizar e apertar. As válvulas de esfera correspondem ao conceito de rotação e, portanto, são usadas em aplicações de fluxo de fluido. Além disso, a estrutura, na qual o orifício da válvula e o da tubulação são os mesmos, fornece uma válvula com resistência a fluidos com pouca perda de pressão. A capacidade de ligar/desligar por rotação de 90° do elemento da válvula oferece excelente operabilidade e curto tempo de operação. Os usuários devem entender os parâmetros normativos para válvulas de esfera com extremidades roscadas, flangeadas ou soldadas para uso geral em instalações industriais, prediais ou domiciliares de água, óleos, gases derivados de petróleo e outros fluidos de origem animal, mineral, vegetal ou mesmo sintetizados artificialmente.

Da Redação – 

Uma válvula de esfera é aquela que utiliza uma esfera oca, perfurada e pivotante para controlar o fluxo de fluídos ou gases de uma abertura para outra dentro de uma tubulação. Pode ser monobloco, bipartida, tripartida, de passagem plena e de passagem reduzida. As válvulas de esfera são aquelas utilizadas normalmente para bloqueio de qualquer fluido em linhas de uso geral, onde o fluido transportado e os materiais empregados na fabricação das válvulas devem ser sempre compatíveis entre si.

Este tipo de válvula se caracteriza pela forma esférica do elemento de vedação que gira em torno de si mesmo, alinhando suas aberturas com as existentes no corpo da válvula, requerendo tão somente um quarto de volta para operação. O corpo deste tipo de válvula pode ser inteiriço ou dividido em duas ou em três partes e a esfera pode ser com passagem total (plena) ou reduzida.

As válvulas de esfera conformes podem ser operadas manualmente através de alavanca ou por atuadores mecânicos, hidráulicos, elétricos, pneumáticos ou outros, acoplados à haste da válvula ou a uma redução intermediária. Como forma de operação, as ...

Artigo atualizado em 18/10/2022 06:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica