Publicado em 18 out 2022

As plataformas isolantes para trabalho em linhas vivas

Redação

Os trabalhos em redes de distribuição de energia elétrica com potência acima de 1.000 V requerem cuidados especiais para prevenir choque elétrico e outros acidentes. Os riscos devem ser apontados num planejamento antes da execução das tarefas, para prescrever a utilização obrigatória dos equipamentos de proteção individual (EPI). Trabalhar com eletricidade traz riscos à segurança e à integridade física dos profissionais. Por isso, ao longo do tempo foram desenvolvidos equipamentos e técnicas de segurança capazes de diminuir os perigos e aumentar a seguridade. A linha viva está inserida nesse contexto, como uma forma de minimizar as ameaças de choques elétricos, queimaduras e, em último caso, morte das pessoas que trabalham nessa área. Deve-se proteger e capacitar os profissionais que trabalham em contato direto com redes energizadas. Afinal, a chance de sofrer uma descarga elétrica antes dessa técnica era grande. A prática trouxe mais segurança e suporte para eletricistas, uma vez que os equipamentos de proteção usados são reforçados e específicos. Deve-se cumprir obrigatoriamente a norma técnica que especifica as condições mínimas exigíveis no fornecimento de plataformas isolantes, para uso em trabalhos com redes energizadas de distribuição.

Da Redação – 

Uma plataforma isolante é uma peça própria para a instalação em postes com a finalidade de sustentar o eletricista e isolá-lo da terra, e confeccionadas em material isolante de alta resistência elétrica e mecânica e partes metálicas para fixação do conjunto. Uma das causas mais comuns dos acidentes com energia elétrica é o contato com condutores aéreos energizados. Normalmente o que ocorre é que equipamentos tais como guindastes, caminhões basculantes tocam nos condutores, tornando-se parte do circuito elétrico.

Ao serem tocados por uma pessoa localizada fora dos veículos, ou mesmo pelo motorista, se este, ao sair do veículo, mantiver contato simultâneo com a terra e o mesmo, causam um acidente fatal. Com frequência, as pessoas sofrem choque elétrico em circuitos com banca de capacitores, os quais, embora desligados do circuito que os alimenta, conservam por determinado intervalo de tempo sua carga elétrica.

Daí a importância de se seguir as normas referentes a estes dispositivos. Os eletricistas executam manutenção em redes energizadas, em contato direto com os cabos energizados, estando em potencial...

Artigo atualizado em 18/10/2022 06:11.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica