Será que a energia nuclear é segura na matriz energética?
Redação
Além dos inúmeros desafios que impõe aos países de todo o mundo, a atual crise energética desencadeou um sério debate sobre a energia nuclear, especialmente na Europa.
Claire Marchand –
A pandemia viu uma queda histórica mundial no consumo e preços de energia em 2020, devido a bloqueios, fechamento de fábricas, restrições de viagens e uma enorme redução no comércio internacional, entre outros fatores. Embora a produção de energia renovável não tenha sido afetada, a demanda caiu para todas as outras fontes de energia, incluindo petróleo, gás, carvão e energia nuclear.
O fim progressivo de bloqueios, paralisações e restrições diversas ao longo de 2021 reverteu completamente a situação, resultando em uma grave crise energética no final do ano. O preço do petróleo bruto, da gasolina, do gás natural e até do carvão explodiu, gerando descontentamento na população e intervenções governamentais para minimizar os efeitos de uma inflação acentuada.
Desenvolver ou fechar as usinas nucleares?
Parte do problema para alguns países – Alemanha, Bélgica, Itália, Espanha e Suíça – é a decisão de fechar suas usinas nucleares. Na Alemanha, por exemplo, onde a decisão de desligar os reatores foi tomada após o desastre de Fukushima, a energia nuclear será totalmente erradicada ...