Publicado em 18 out 2022

A segurança dos sistemas e componentes de fluidos hidráulicos em máquinas

Redação

Existem vários componentes em um sistema hidráulico que são considerados componentes vitais devido ao custo de reparo ou criticidade da missão, incluindo bombas e válvulas. Várias configurações diferentes de bombas devem ser tratadas individualmente do ponto de vista da lubrificação. No entanto, independentemente da configuração da bomba, o lubrificante selecionado deve inibir a corrosão, atender aos requisitos de viscosidade, apresentar estabilidade térmica e ser facilmente identificável, em caso de vazamento. A principal função de um fluido hidráulico é fornecer a transmissão de energia através do sistema que permite que o trabalho e o movimento sejam realizados. Os fluidos hidráulicos também são responsáveis pela lubrificação, transferência de calor e controle de contaminação. Ao selecionar um lubrificante, considere a viscosidade, a compatibilidade do selo, a base e o pacote de aditivos. Três variedades comuns de fluidos hidráulicos encontrados no mercado são à base de petróleo, à base de água e sintéticos. Em sistemas de fluidos hidráulicos, a potência é transmitida e controlada por meio de um líquido sob pressão dentro de um circuito fechado. Há regras gerais e requisitos normativos obrigatórios de segurança para sistemas e componentes de fluidos hidráulicos utilizados em máquinas, tratando de todos os perigos significativos associados a sistemas de fluidos hidráulicos.

Da Redação – 

Ao escolher um fluido hidráulico, deve-se considerar algumas características: viscosidade, índice de viscosidade, estabilidade à oxidação e resistência ao desgaste. Elas determinarão como o fluido irá operar dentro do sistema. O teste de propriedade de fluido é feito de acordo com as normas técnicas. A viscosidade (ASTM D445-97) é a medida da resistência de um fluido ao fluxo e ao cisalhamento.

Um fluido de maior viscosidade fluirá com maior resistência em comparação com um fluido de baixa viscosidade. A viscosidade excessivamente alta pode contribuir para a alta temperatura do fluido e maior consumo de energia. A viscosidade muito alta ou muito baixa pode danificar um sistema e, consequentemente, é o fator principal ao considerar um fluido hidráulico.

O índice de viscosidade (ASTM D2270) é como a viscosidade de um fluido muda com uma mudança na temperatura. Um fluido de alta viscosidade irá mantê-la em uma faixa de temperatura mais ampla do que um fluido de baixa viscosidade com o mesmo peso. Os de alta são usados onde temperaturas extremas são esperadas. Isso é particularmente importante para os sis...

Artigo atualizado em 18/10/2022 06:13.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica