Publicado em 18 out 2022

A segurança dos sistemas de combustão a gases combustíveis

Redação

Um sistema de combustão é o conjunto composto por queimador, sistema de suprimento de ar de combustão, sistema de suprimento de gás, sistema de detecção de chama e sistema de controle operacional do queimador. O gás combustível é toda forma gasosa apropriada para uso como combustível doméstico, comercial ou industrial, sendo transmitida (transportada) ou distribuída para o usuário através de dutos. Ou seja, segundo a definição, qualquer gás que possa ser transportado por dutos para utilização doméstica, comercial ou industrial pode ser considerado um gás combustível. Os gases utilizados nesses sistemas são o gás liquefeito de petróleo, gás de nafta e gás natural. O suprimento de gás para cada queimador principal ou grupo de queimadores deve estar sob controle de um sistema de bloqueio de segurança. O sistema de bloqueio de segurança, instalado para um queimador ou grupo de queimadores, deve obedecer aos requisitos normativos, que considera a potência térmica liberada por um queimador ou grupo de queimadores. O sistema de bloqueio de segurança deve ficar desenergizado quando o equipamento estiver desligado. Ele deve interromper o suprimento de gás ao queimador ou grupo de queimadores sempre que, por exemplo, uma das seguintes situações de risco ocorrer: a  pressão de gás abaixo ou acima da faixa de operação segura do queimador; a insuficiência de ar de combustão; a falta de energia elétrica; a falta de chama; por atuação dos intertravamentos de segurança do equipamento, como, por exemplos: alta pressão de vapor, baixo nível de água, excesso de temperatura; e a deficiência do sistema de tiragem do processo. Há requisitos normativos fixa os requisitos mínimos para sistemas de combustão, no que diz respeito à segurança para as condições de partida, operação e parada de equipamentos que utilizam gás. São consideradas as seguintes condições, em função das temperaturas nas superfícies internas da câmara de trabalho e/ou processo: abaixo ou igual a 750°C (1.023 k), onde a sua temperatura normal de trabalho seja insuficiente para promover a ignição do combustível; e acima de 750°C (1.023 k), onde a sua temperatura normal de trabalho seja suficiente para promover a ignição do combustível.

Da Redação – 

Os parâmetros normativos de um sistema de combustão de qualquer equipamento dependem do método de operação e, em particular, do grau de automatização requerido. Portanto o sistema de segurança do sistema de combustão deve ser projetado e instalado de forma que, em caso de falha isolada de qualquer componente elétrico, eletrônico ou mecânico, o sistema deve ser levado automaticamente a uma condição segura.

Alguns requisitos devem ser obedecidos, como relés e contatores que devem ser desenergizados para realizar bloqueio de segurança, desarme, ou outra condição de segurança; a falha isolada de qualquer componente vinculado ao sistema de bloqueio de segurança não pode mantê-lo sempre energizado; o intertravamento de fluxo de ar deve ser verificado na posição de não-ar antes da partida do ventilador; o sistema de detecção de chama deverá bloquear a sequência de partida, caso seja detectada presença de chama ou falha no sensor (simulação de chama), antes do início da sequência de ignição; a operação de botões, chaves, ou outros dispositivos, incorretamente ou fora de sequência, não pode prejudicar a segurança do...

Artigo atualizado em 18/10/2022 06:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica