A conformidade da instalação de tubulações de polietileno reticulado (PE-X)
Redação
A tubulação de polietileno reticulado (PE-X) pode ser utilizada para condução de água fria e quente, gás natural ou GLP e ar condicionado. A grande vantagem da utilização do PE-X é a flexibilidade do sistema, já que na sua instalação é possível fazer curvas sem a necessidade de usar conexões como cotovelos e joelhos. Isso permite diminuir o tempo de execução do serviço e também há menor perda de carga para aferição da pressão nos aparelhos que serão usados com ele. Outro aspecto positivo a ser levado em consideração, é a diminuição de resíduos gerados pela obra, uma vez que não há desperdício de material já que a tubulação vem em bobinas e é retirado apenas o que for utilizado no ambiente. Além disso, por ser um material leve, seu transporte e armazenamento também são facilitados nesta aplicação. Os tubos e conexões devem estar protegidos contra intempéries e por raios ultravioletas tanto em seu transporte quanto no armazenamento. Os tubos e conexões devem ser armazenados e transportados em suas embalagens originais. Os tubos em barras devem ser armazenados apoiados em estrados. Em todos os casos as embalagens devem estar afastadas do solo, mantendo uma altura de empilhamento máxima de 1,5 m. As conexões devem permanecer em suas caixas e armazenadas em prateleiras. Existem requisitos normativos para os procedimentos de transporte, armazenamento, manuseio, montagem e instalação de tubulações em polietileno reticulado (PE-X) empregadas para condução de água quente e fria em instalações prediais destinadas ou não ao consumo humano.
Da Redação –
Os tubos PE-X dependem de plásticos estruturalmente modificados para resistência ao impacto/tração, menor encolhimento, desempenho em alta temperatura/pressão e resistência contra fluência, produtos químicos e rachaduras. Essas qualidades podem tornar os encanamentos enferrujados uma coisa do passado para muitos proprietários de residências. Por sua própria natureza, o tubo de encanamento PEX não se corrói, pois a corrosão é um processo eletrolítico, exigindo a presença de materiais eletricamente condutores.
O polietileno, por outro lado, é um material dielétrico - pode ser usado como material isolante para condutores elétricos - e seu papel como não condutor torna a corrosão uma impossibilidade científica. As paredes internas lisas do tubo PEX também o tornam resistente ao acúmulo de minerais (ou seja, descamação) quando usado com água dura e mole. Sem tratamentos especiais ou aditivos, sua água mantém pressão e fluxo consistentes por longos períodos.
O PEX também é resistente a entalhes e abrasão e ajuda a minimizar a transmissão de ruído. Quando usado em tubulações, o material é especialmente silen...