Publicado em 14 fev 2023

A avaliação de máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral

Redação

A avaliação de bens consiste na análise contábil e financeira dos ativos de uma empresa, como forma de estabelecer um valor justo de mercado para cada material, bem como os direitos da organização e a viabilidade para utilização econômica. O procedimento pode avaliar tanto os bens tangíveis, como os imóveis, terrenos, máquinas, quanto os intangíveis, como os fundos de comércio, máquinas, patentes, levando em consideração a situação do mercado, em uma determinada data. Tem como objetivo reconhecer os reais valores do patrimônio material e imaterial da empresa e, dessa maneira, demonstrar a transparência das negociações. Além disso, o procedimento oferece informações financeiras valiosas para fins comerciais, como em casos de compra e venda da organização; partilha acionária; incorporações ou fusões da empresa; aumento de capital; e tomada de decisões gerenciais e estratégicas. Um laudo de avaliação patrimonial de máquinas e equipamentos e outros ativos de empresas tem a finalidade de constituir prova de valor dos bens que podem ser oferecidos como garantia, penhora ou hipoteca. Todos os laudos de avaliação de bens para qualquer finalidade devem ser elaborados de acordo com as normas técnicas e acompanhados da devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no Crea. Há requisitos normativos obrigatórios para a avaliação de empreendimentos quanto a classificação da sua natureza; instituição de terminologia, definições, símbolos e abreviaturas; descrição das atividades básicas; definição da metodologia básica; especificação das avaliações; e requisitos básicos de laudos e pareceres técnicos de avaliação.

Da Redação – 

A avaliação de máquinas e equipamentos não é uma tarefa simples, mas é fundamental para uma organização. Isso porque, os maquinários e os equipamentos raramente são aproveitados ao máximo pela empresa. Assim, ociosidade, depreciação e mau uso são alguns dos fatores que resultam em perdas financeiras. Para esse tipo de avaliação, pode-se usar o conceito de Valores, como o custo de reedição que é o de reprodução de um bem (novo), descontada a sua depreciação, tendo em vista o estado em que se encontra (usado).

O valor de mercado é a quantia mais provável pela qual se negociaria com conhecimento, prudência e sem compulsão um bem, em uma data de referência, dentro das condições do mercado vigentes. O valor de mercado para compra é o provável pelo qual o proprietário industrial reporia um bem isolado no mercado, no estado em que se encontra. Exemplo: a aquisição de máquinas operatrizes pela indústria no mercado de usados.

O valor de mercado para venda é o provável que o proprietário industrial de um bem isolado obteria no mercado para a sua venda no estado e no local em que se encontra. O valor em uso de u...

Artigo atualizado em 14/02/2023 05:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica