Publicado em 18 out 2022

Usando a NBR ISO 14001 dentro de uma área de temática ambiental

Redação

Uma área temática ambiental é aquela de interesse ou preocupação com a gestão ambiental em uma organização, em relação ao seu entorno. Na verdade, a sociedade humana enfrenta o desafio de viver dentro das fronteiras planetárias relacionadas, por exemplo, às mudanças climáticas, ao consumo de água doce, à mudança do uso da terra e à perda da biodiversidade. As organizações precisam levar em conta as limitações que essas fronteiras impõem e podem promover mudanças positivas em consonância com os objetivos globais de desenvolvimento sustentável, como os estabelecidos pelas Nações Unidas. A série NBR ISO 14000 pode ajudar as organizações a proteger o meio ambiente e a responder às mudanças nas condições ambientais em apoio a esses esforços. Os usuários devem conhecer as orientações e os exemplos específicos para as empresas que desejam aplicar seu sistema de gestão ambiental a um conjunto mais focado de aspectos ambientais ou uma combinação de aspectos e condições ambientais específicas. Há diretrizes gerais para as organizações que buscam gerenciar sistematicamente os aspectos ambientais ou responder aos efeitos da mudança das condições ambientais dentro de uma ou mais áreas temáticas ambientais, com base na NBR ISO 14001.

Da Redação – 

A industrialização afetou a capacidade da humanidade de manter um equilíbrio ecológico, porém ela é o pré-requisito do crescimento econômico de qualquer país. Quando não planejada, liberação os resíduos que trazem poluição ou degradação ambiental. Toda atividade de desenvolvimento está diretamente relacionada aos recursos naturais e ambientais e o desenvolvimento econômico sem considerações ambientais causa crises riscos.

O papel ecológico desempenhado pelos setores corporativos responsáveis por suas atividades empresariais no meio ambiente está se tornando particularmente explícito no mercado global. A gestão dos recursos ambientais e naturais tornou-se uma necessidade urgente. Todas as indústrias sentem a necessidade de uma gestão do desenvolvimento sustentável.

As empresas têm prioridades variadas relacionadas à gestão ambiental, com base em seus contextos internos e externos, incluindo o entorno em que atuam, a natureza de suas interações com o meio ambiente, bem como as preocupações e exigências de suas partes interessadas. Elas podem se beneficiar da aplicação de um sistema de gestão com foco em...

Artigo atualizado em 18/10/2022 06:16.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica