Publicado em 12 ago 2025

As cintas tubulares com cordões de fios sintéticos de alta tenacidade com multifilamentos

Redação

Uma cinta tubular é feita com fios de poliéster de alta resistência envoltos por uma camada protetora. Então, esta capa passa por tratamento específico, a fim de evitar que o tecido se danifique com o tempo. Além disso, são atributos delas ser flexível; alta capacidade de carga; resistência à radiação; boa resistência a produtos químicos; e é lavável. Um ponto importante para ter atenção é que, embora possa lavar esse produto, esse tipo de limpeza só pode ser feito em solução neutra. Desta forma, é possível conservá-lo por mais tempo. Para a sua homologação, são estalecidos os parâmetros normativos relacionados à fabricação, homologação, utilização, inspeção, conservação, reparos e descarte, incluindo os métodos de classificação e de ensaios para cintas tubulares com ou sem acessórios, manufaturadas, com cordões de fios sintéticos de alta tenacidade formados por multifilamentos. Eles se aplicam às cintas tubulares destinadas ao uso geral em operações de elevação, isto é, quando utilizadas para elevar objetos, materiais ou mercadorias que não necessitem de alterações das especificações das cintas, dos fatores de segurança ou dos limites de carga de operação especificados.

Ao receber a cinta, o profissional qualificado deve verificar a etiqueta de identificação; a adequação da declaração do fabricante; e a classificação fiscal do produto: NCM 6307.90.90. Uma verificação deve ser realizada antes de cada uso pelo próprio usuário. Recomenda-se também adotar esta inspeção após o uso. Devem ser verificados: furos, cortes, exposição do núcleo (capa cortada), abrasão, rasgos, desfiamentos, deformações nas partes metálicas etc.; danos nas costuras e pontos de contato com a carga; e a etiqueta de identificação, que deve estar disponível e legível.

Uma inspeção deve ser realizada em todas cintas em uso, em períodos predeterminados por profissional qualificado, a fim de verificar detalhadamente a condição de segurança da cinta, assegurando a sua adequação ao uso.

Além disso, as cintas devem ser dispostas de tal modo que o ponto de elevação fique diretamente acima do centro de gravidade e a carga esteja equilibrada e estável. Deve-se assegurar a integridade das pessoas durante a movimentação de cargas. As pessoas em circulação na área de perigo devem ser retiradas da área. Quando houver risco iminente, deve haver balizamen...

Artigo atualizado em 13/08/2025 01:45.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica