Publicado em 29 nov 2022

As grades de piso de compósitos moldados pelo processo de pultrusão

Redação

Os compósitos são os materiais compostos de dois ou mais materiais reunidos com o objetivo de associar e agregar as melhores propriedades de ambos. Os compósitos são constituídos de duas partes: uma matriz, que pode ser um polímero, uma cerâmica ou outro material que sirva como meio agregante, e um outro material chamado reforço, que atua agregado à matriz e que fornece normalmente boa parte das propriedades especiais do compósito. Dentre os materiais que podem atuar como reforço tem-se fibras de vidro, carbono, polímeros e metais. Atualmente, o uso de diferentes combinações, como metal-polímero, metal-cerâmica, cerâmica-cerâmica, é bastante comum. Um exemplo de compósito que segue uma destas combinações é o concreto-armado. A pultrusão é um processo contínuo para a fabricação de compósitos de polímero reforçado com fibra (FRP) de comprimento contínuo e seção transversal constante, como varas, tubos e vigas. Este processo automatizado proporciona boa uniformidade em toda a espessura do perfil e pode levar ao mais alto nível de eficiência dos materiais. Os reforços compósitos de polímero reforçado com fibra de vidro (GFRP), como material de reforço de elementos de concreto, tornaram-se uma alternativa promissora para o vergalhão de aço, muito utilizado na construção civil. Isso ocorre porque o GFRP possui propriedades não corrosivas, não condutoras e não magnéticas. Um perfil gerado são as grades de piso anticorrosivas e que possuem grande resistência mecânica e química, são antichamas e podem suportar altas temperaturas sem deformações, tornando sua aplicação ideal para ambientes agressivos e podendo suportar cargas elevadas. Esses produtos devem passar por ensaios normativos com o objetivo de verificar o projeto, o material e o método de fabricação de cada tamanho de grade de piso acabado.

Da Redação – 

O perfil pultrudado é um material plástico estrutural imune à corrosão, de baixo peso e isolante elétrico, além de não propagar o fogo. É ideal para substituir materiais tradicionais como aço, alumínio e madeira nas mais diversas aplicações que exigem alta resistência mecânica e química. Estes perfis podem ser utilizados em soluções estruturais para telhados, lajes, pontes entre outros. Os perfis pultrudados são fabricados através de um processo contínuo de perfis reforçados em resina termofixa, com grande resistência unidirecional e obtidos por tração através de uma matriz aquecida, de fios de base contínua, impregnados de resina.

O vão livre é a distância entre os dois pontos de apoio da estrutura e o vão resistente é a dimensão da grade de piso na direção das vigas portantes, correspondente ao menor vão livre (ver figura abaixo). A viga de ligação é a viga secundária na direção transversal, que mantém em posição as vigas portantes da grade de piso (ver figura abaixo) e a viga portante é o principal elemento de resistência mecânica da grade de piso, que é apoiado no menor vão livre (ver figura abaixo).

Artigo atualizado em 29/11/2022 05:43.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica