Publicado em 02 nov 2021

Os parâmetros para a fabricação dos perfis estruturais de aços soldados

Redação

Existem vários componentes em uma estrutura metálica, como as chapas de ligação, os parafusos, os chumbadores e os perfis que são os mais importantes para o projeto, a fabricação e a montagem. Os perfis de utilização corrente são aqueles cuja seção transversal se assemelha às formas das letras I, H, U e Z, recebendo denominação análoga a essas letras, e à letra L, nesse caso denominados cantoneiras. Eles podem ser obtidos ou diretamente por laminação ou a partir de operações de: conformação a frio ou soldagem. São denominados, respectivamente, de perfis: laminados, formados a frio e soldados. O soldado é o perfil constituído por chapas de aço estrutural, unidas entre si por soldagem a arco elétrico. Eles são empregados na construção de estruturas de aço, em face da grande versatilidade de combinações possíveis de espessuras, alturas e larguras, levando à redução do peso da estrutura, comparativamente aos perfis laminados disponíveis no mercado brasileiro. O custo para a fabricação dos perfis soldados, no entanto, é maior do que para a laminação dos perfis laminados. Os perfis soldados são produzidos pelos fabricantes de estruturas metálicas a partir do corte e soldagem das chapas fabricadas pelas usinas siderúrgicas. O material de solda, seja a soldagem executada por eletrodo revestido, arco submerso ou qualquer outro tipo, deve ser especificado, compatibilizando-o com o tipo de aço a ser soldado, isto é, deve ter características similares de resistência mecânica, resistência à corrosão, etc. Os construtores e incorporadores devem entender sobre os requisitos exigíveis para fabricação dos perfis estruturais de aço soldados por arco elétrico, formando um I em sua seção transversal, destinados a edificações.

 

Da Redação – 

O processo siderúrgico realiza a obtenção do aço, desde a chegada do minério de ferro até o produto final a ser utilizado no mercado em diferentes setores. O aço pode ser definido como uma liga metálica composta principalmente de ferro e de pequenas quantidades de carbono (de 0,002% até 2,00%, aproximadamente), com propriedades específicas, sobretudo de resistência e de ductilidade, muito importantes para as suas aplicações na engenharia civil.

A obtenção do aço, na forma de chapas, perfis e bobinas (chapas finas enroladas em torno de um eixo), a partir de minério de ferro e de carvão mineral, decorre de uma série de operações de transformações metalúrgicas e de conformações mecânicas. Em linhas gerais, a fabricação do aço compreende o aproveitamento do ferro contido no minério de ferro, pela eliminação progressiva das impurezas deste último.

Na forma líquida, já isento das impurezas do minério, o aço recebe adições que lhe dão as características desejadas, sendo então solidificado e preparado para a forma requerida. Pode-se resumir o processo de fabricação do aço em quatro grandes etapas...

Artigo atualizado em 01/11/2021 05:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica