Publicado em 29 nov 2022

Os requisitos de qualidade de um software

Redação

O software geralmente aparece como parte de um sistema maior. Assim, recomenda-se levar o sistema em consideração. Um sistema é definido como uma combinação de elementos interativos organizados de modo a atingirem uma ou mais finalidades explicitadas. Esta definição fornece um alto grau de liberdade para decidir o que constitui um sistema e quais são seus elementos. Os limites de um sistema dependerão do ponto de vista. Pode haver várias maneiras adequadas para definir os elementos de um sistema, e o software pode ser considerado um desses elementos. Um sistema computacional é um exemplo de um sistema, que inclui software. Os elementos de um sistema computacional incluem o hardware, o sistema operacional e os dados necessários para utilização do software. Um sistema computacional representa um modelo aplicável ao se discutir um software de usuário único, como um processador de texto. Um software cliente/servidor ou aplicativos da Internet precisam de um modelo de sistema mais complexo, como um sistema de informações que inclui sistemas computacionais que se comunicam. Aplicativos de comércio eletrônico geralmente incluem também processos desempenhados por pessoas. Muitos dispositivos incluem sistemas computacionais e sistemas mecânicos, tais como um sistema de freios em um carro. O manuseio de bagagens em um aeroporto inclui tanto os sistemas computacionais, sistemas mecânicos (por exemplo, as correias transportadoras) e processos desempenhados por pessoas. Esse exemplo ilustra que as pessoas podem ser parte de um sistema. O software product quality requirements and evaluation (SQuaRE) envolve a qualidade do software que é a capacidade do produto de software em satisfazer necessidades implícitas e explícitas quando usado em condições específicas. Pode-se definir seis características de qualidade. A funcionalidade que é a capacidade do produto de software em fornecer as funções que satisfaçam as necessidades implícitas e explícitas quando o software é utilizado em condições especificadas. A confiabilidade é a capacidade do produto de software em manter um nível específico de desempenho quando utilizado em condições especificadas. A usabilidade é a capacidade do produto de software em ser compreendido, aprendido, usado e atraente ao usuário, quando utilizado em condições especificadas. A eficiência é a capacidade do produto de software em fornecer o desempenho adequado, relativo à quantidade de recursos utilizados, em condições explicitadas. A manutenibilidade é a capacidade do produto de software em ser modificado. As modificações podem incluir correções, melhorias ou adaptação do software quando houver alterações no ambiente e nos requisitos e especificações funcionais. A portabilidade é a capacidade do produto de software em ser transferido de um ambiente a outro.

Da Redação – 

A perspectiva de qualidade em uso relaciona-se com o aplicativo do software em seu ambiente operacional, realizando tarefas específicas por usuários específicos. A qualidade externa fornece uma visão de caixa-preta do software e discute propriedades relacionadas com a execução do software em hardware e aplicação de um sistema operacional.

A qualidade interna fornece uma visão de caixa branca de software e aborda propriedades do produto de software que geralmente estão disponíveis durante o desenvolvimento. A qualidade interna está geralmente relacionada com as propriedades estáticas do software e possui um impacto na qualidade externa, a qual, por sua vez, possui um impacto na qualidade em uso. A figura abaixo mostra a interação entre os diferentes modelos de qualidade e sistemas.

 

Exemplo de modelo de sistema e modelos de qualidade

Algumas propriedades do software são inerentes ao produto e algumas são atribuídas a ele. As capa...

Artigo atualizado em 29/11/2022 05:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica