O controle da qualidade no armazenamento e transporte dos combustíveis de aviação
Redação
O controle de qualidade para armazenamento de combustível de aviação envolve uma abordagem multifacetada, incluindo inspeções regulares, testes rigorosos para contaminantes como água e crescimento microbiano, e documentação meticulosa para garantir a integridade do combustível. As principais práticas incluem o uso de sistemas de filtragem, a realização de verificações visuais e físicas frequentes e a manutenção de registros detalhados de todos os procedimentos de manuseio e teste para evitar a degradação e a contaminação do combustível. Por isso, há parâmetros normativos obrigatórios para o controle da qualidade no armazenamento, no transporte e no abastecimento dos combustíveis de aviação (JET A, JET A-1, querosenes de aviação alternativos e GAV-100 LL). Os procedimentos aplicam-se aos sistemas de distribuição, armazenamento, transporte e abastecimento de aeronaves e abrangem modais de transportes, tanques de armazenamento, unidades de abastecimento de aeronaves ou qualquer outra instalação na qual os combustíveis de aviação sejam armazenados ou transportados.

Da Redação –
Durante o manuseio dos combustíveis de aviação, é necessário coletar amostras, realizar ensaios para verificar a conformidade do produto com as respectivas especificações e, por meio da análise de consistência, detectar possíveis contaminações ou degradação do combustível de aviação durante o transporte do produto. As amostragens no recebimento, no armazenamento e na expedição do combustível de aviação devem ser realizadas de acordo com as NBR 14883 ou ASTM D4057 3.
Para verificações de campo, por meio dos ensaios de aspecto e cor dos combustíveis de aviação, deve ser utilizado frasco de vidro incolor, sem bolhas, de boca larga, com tampa e capacidade mínima de 1 L. Não é necessário o uso do frasco quando os equipamentos que acondicionam o combustível contiverem amostrador para verificação do produto em circuito fechado.
Para a execução dos ensaios e a emissão dos respectivos documentos da qualidade, conforme previstos nas resoluções do organismo de regulamentação, são necessários os seguintes volumes de amostra: certificado da qualidade: 25 L de GAV-100 LL e 8 L de...