Publicado em 29 nov 2022

O papel do cobre para o desenvolvimento da indústria naval

Redação

Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), este mercado recuou mais de 80% na segunda metade da última década e conta, atualmente, com menos de 15 mil empregos nos estaleiros do país. Diante deste cenário desfavorável, o segmento enfrenta desafios para retomar o caminho do crescimento e reestabelecer seu importante papel dentro da economia nacional. Para que isso seja possível, o especialista aponta que outros segmentos, como o de metalurgia e siderurgia, por exemplo, tornaram-se importantes agentes, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do setor.

Márcio Rodrigues da Silva – 

A indústria naval foi um dos primeiros setores a se desenvolver mundialmente e, desde então, tem sido um dos mais relevantes para a economia. No Brasil, o segmento progrediu de forma sólida desde o século XVI, graças à boa localização do país e à abundância de madeiras de qualidade para a produção de embarcações, inicialmente construídas a partir deste material.

Entretanto, o setor enfrentou oscilações durante as últimas décadas e isto se acentuou ainda mais após 2010. Segundo dados do Sinaval, a indústria naval obteve um crescimento de quase 50% na oferta de empregos entre os anos de 2010 e 2014, chegando a empregar 82.000 pessoas diretamente, além de outras 200 mil de forma indireta.

No entanto, na segunda metade da década, o segmento experimentou a direção inversa. Segundo os estudos mais recentes divulgados pelo sindicato, este mercado recuou mais de 80% neste período e conta, atualmente, com menos de 15 mil empregos nos estaleiros do país. Neste cenário desfavorável, o segmento enfrenta desafios para retomar o caminho do crescimento e reestabelecer seu importante papel dentro da ec...

Artigo atualizado em 29/11/2022 05:52.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica