Publicado em 27 fev 2024

As técnicas dos ensaios elétricos de alta tensão

Redação

Os testes de alta tensão utilizam os fenômenos em isolamentos elétricos sob a influência do campo elétrico para a definição de procedimentos de teste e critérios de aceitação. Os fenômenos, como, por exemplo, ruptura, descargas parciais, condutividade, polarização e perdas dielétricas, dependem do material isolante, do campo elétrico gerado pelas tensões de teste e moldado pelos eletrodos, bem como das influências ambientais. Considerando os fenômenos, pode-se dizer que os fundamentos comuns das técnicas de teste de alta tensão independem do tipo de tensão de teste. Assim, há especificações normativas para os ensaios dielétricos com tensão contínua; para os ensaios dielétricos com tensão alternada; para os ensaios dielétricos com tensão de impulso; e para os ensaios dielétricos com combinações dos anteriores, sendo aplicáveis aos ensaios em equipamentos com sua mais alta tensão cima de 1 kV. Os procedimentos alternativos de ensaio podem ser necessários para a obtenção de resultados reproduzíveis e significativos, sendo recomendado que a escolha de um método adequado seja feita pelo pessoal técnico pertinente. Para tensões acima de 800 kV que necessitem de alguns procedimentos específicos, as tolerâncias e as incertezas podem não ser praticáveis.

Da Redação – 

Os testes de alta tensão de equipamentos elétricos é de são importantes para garantir uma operação segura durante sua vida útil. As medições precisas de altas tensões de teste são necessárias aos fabricantes de equipamentos como transformadores, isoladores e cabos para verificar se o dispositivo é capaz de suportar as condições que podem ser atendidas em serviço, fazendo uso de sistemas de medição calibrados em relação a uma referência.

Os utilizadores, como os operadores da rede, também precisam de verificar as capacidades de resistência dos seus equipamentos ao longo da sua vida útil, por exemplo, após a ocorrência de eventos potencialmente prejudiciais. Conforme a NBR IEC 60060-1 de 01/2013 - Técnicas de ensaios elétricos de alta tensão - Parte 1: Definições gerais e requisitos de ensaio, os proce...

Artigo atualizado em 20/02/2024 03:42.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica