Publicado em 16 abr 2024

As questões importantes da soldagem antes e após a galvanização

Redação

O zinco, quando fundido para composição do banho, utilizado no processo de galvanização por imersão a quente, deve ter pureza maior ou igual a 98%. Fica a critério do galvanizador adicionar elementos de liga ao banho de zinco. O uso destes elementos é permitido, desde que a composição química do banho de galvanização atenda ao grau de pureza normativa. Isso é importante na soldagem de aço galvanizado. Ou seja, há muitos motivos pelos quais pode se perguntar se o aço galvanizado pode ser soldado? Isso é apenas uma parte da questão. Às vezes, peças grandes precisam ser soldadas antes de serem galvanizadas. Outras vezes, pode-se ter materiais galvanizados extras e desejar usá-los em vez de solicitar outros materiais para o trabalho. Porém, existem alguns fatores de segurança que se deve considerar antes de começar. O zinco aplicado à superfície do aço pode tornar a soldagem mais difícil do que seria com o aço não revestido. Também pode deixar as peças vulneráveis se a soldagem deixar alguma área exposta ou rachada. Finalmente, os produtos químicos liberados pelo aquecimento do aço galvanizado durante a soldagem podem ser tóxicos. Antes de soldar o aço galvanizado, o revestimento de zinco deve ser removido. Se o revestimento de zinco não for removido ao redor da área antes da soldagem, a poça de fusão resultante pode estourar ou respingar, colocando tanto o soldador quanto qualquer outra pessoa próxima em grande perigo. Os respingos de solda não são apenas perigosos, mas também criam manchas feias na superfície circundante do seu projeto. Existem algumas maneiras de remover o revestimento de zinco, sendo a mais popular retificá-lo da área em preparação para a soldagem. Também se pode usar calor para queimá-lo, mas as mesmas preocupações de segurança existirão e o devido cuidado deve ser tomado.

Da Redação – 

Ao soldar aço galvanizado, o revestimento de zinco é aquecido e começa a vaporizar. Isso envia vapores para o ar, que são um grande risco para a saúde de quem os inala. Esses vapores podem causar o que é conhecido como a febre dos vapores metálicos ou os tremores de zinco.

A febre dos vapores metálicos pode causar sintomas que incluem febre, dores de cabeça, náuseas, dores no peito e muito mais. A inalação desses vapores também pode causar problemas de saúde a longo prazo, pois o chumbo presente no aço galvanizado pode vaporizar junto com o zinco. Sabe-se que a exposição ao chumbo causa uma infinidade de riscos graves à saúde, incluindo câncer.

É essencial que se trabalhe em uma área bem ventilada ao soldar aço galvanizado para evitar esses perigos. Se não tiver acesso a uma área ventilada, deverá usar um respirador adequado para fumos de soldagem.

Dessa forma, existem alguns métodos diferentes para soldar aço galvanizado. Isso inclui soldagem a arco de metal a gás, soldagem a arco de metal blindado e a soldagem oxiacetileno. Cada método exige diferentes ferramentas e técnicas para alcançar o re...

Artigo atualizado em 16/04/2024 02:37.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica