Os equipamentos de soldagem a gás sem válvula corta-chama
Redação
A válvula corta-chama é um dispositivo de segurança usado em equipamentos de soldagem que evita riscos em caso de uso indevido ou mau funcionamento do equipamento de soldagem a gás a jusante. Há requisitos gerais e ensaios para dispositivos de segurança de gases combustíveis e oxigênio ou ar comprimido, sem incorporar uma válvula corta-chama (retrocesso) utilizada na jusante de variedades, no cilindro de gás e/ou tubulação na saída de reguladores e no montante de maçaricos para solda, corte e processos afins. A norma não especifica a localização destes dispositivos no sistema de gás e se aplica aos dispositivos de segurança sem incorporação de válvulas corta-chama, mencionados na NBR ISO 5175-1.

Da Redação –
Os equipamentos de soldagem a gás que não incorporam chama incluem dispositivos de segurança como corta-chamas, especialmente aqueles que não contêm um corta-chamas (retorno de chama) e válvulas antirretorno. Esses dispositivos são projetados para evitar o perigoso refluxo de gases, que pode causar retorno de chamas (chamas que retornam pela tubulação de gás).
A soldagem a gás é um processo através do qual os metais são soldados por meio de aquecimento com uma chama de um gás combustível e oxigênio. Isso produz uma chama concentrada de alta temperatura que funde o metal base e o metal de adição, se ele for usado.
Embora esse processo gere temperaturas elevadas, estas ainda são baixas se comparadas com as geradas pelo arco elétrico. Por causa disso, a velocidade de soldagem é baixa e, apesar da simplicidade e baixo custo, o uso em processos industriais da soldagem a gás é muito restrito.
Assim, ela é usada apenas quando se exige um ótimo controle do calor fornecido e da temperatura das peças, como na soldagem de chapas finas e tubos de pequeno diâmetro e, também, na deposição de revestimentos com...