Os parâmetros normativos das conexões OD produzidas em tubos de aços
Redação
As conexões OD ou outside diameter são produzidas a partir de tubos de aços inoxidáveis cumprindo normas internacionais sendo referência de 1 polegada (25,40mm) em formato redondo. A partir disso e da espessura do tubo em milímetros, é possível analisar e estimar a capacidade e fluxo de volume de um tubo ou mesmo prever os resultados um sistema de tubulação. Diversos tipos de acabamento podem ser vistos nesse tipo de tubulação, por exemplo escovados, decapados ou polidos, tanto interna quanto externamente. O tubo OD é aquele cuja medida nominal é definida pelo diâmetro externo em polegadas (1” = 25,40 mm) e as conexões tubulares OD (diâmetro externo) são as produzidas a partir de tubos OD com costura em aços inoxidáveis, que possuem aplicação nas indústrias de processo. A padronização dos parâmetros dimensionais destas conexões, como, por exemplo, ovalização, espessura de parede e esquadrejamento, são de grande importância na montagem de linhas e equipamentos industriais. Estas conexões podem ser conformadas a frio ou soldadas. Há especificações normativas para a fabricação das conexões tubulares em aços inoxidáveis, produzidas a partir de tubos OD com costura., mas elas não incluem as conexões produzidas por processos de forjamento e estampagem a partir de chapa.
Da Redação –
Essas conexões são fabricadas com a função de manter o fluxo de líquidos e gases com o mínimo de contato possível com os demais componentes da tubulação enquanto previne qualquer tipo de vazamento mesmo com fluxo e volume elevado. Como consequência, isso reduz ainda mais as chances de contaminação externa, em adição as propriedades do aço inoxidável, de já ser naturalmente resistente a corrosões, temperaturas, pressão elevada e possuir uma longevidade de no mínimo dez anos.
Elas são frequentemente implementadas em indústrias alimentícias, bebidas, cosméticas e farmacêuticas. Os materiais são fornecidos com polimento mecânico e/ou eletrolítico grana 150 a 420. As conexões devem ser identificadas a fim de garantir sua rastreabilidade (tipo de aço e número da corrida), podendo apresentar marcação estampada, gravada, impressa a tinta ou similar.
As conexões podem receber a aplicação de tampas, telas, lacres e selos plásticos, os quais podem trazer esta identificação gravada na forma impressa a tinta ou através de etiqueta adesiva. O código de barras pode ser usado como identificação suplementar, desde que...