Publicado em 31 dez 2024

A medição de ruído emitido por veículos automotores em aceleração

Redação

Os parâmetros normativos estão baseados em um ensaio com veículos em movimento. As medições devem ser relacionadas às condições operacionais do veículo que proporcionem o mais alto nível de ruído que possa ocorrer durante a direção urbana e que levem a uma emissão de ruído reprodutível. Portanto, um ensaio de aceleração a partir de uma velocidade estabelecida do veículo é especificado. Por isso, há um método de engenharia para a medição do ruído emitido por veículos rodoviários automotores em aceleração.  método é elaborado para atender aos requisitos de simplicidade, enquanto consistentes com a reprodutibilidade de resultados nas condições operacionais do veículo. As especificações destinam-se a reproduzir os níveis de ruído que são produzidos durante o uso de marchas intermediárias com utilização total da potência disponível do motor, da mesma forma que pode ocorrer em tráfego urbano. O método de ensaio exige um ambiente acústico que somente pode ser obtido num extenso espaço aberto. Tais condições podem geralmente ser proporcionadas para as medições de aprovação do tipo de veículo; medições no estágio de fabricação; e medições em estações oficiais de ensaio. Pode-se observar que a verificação de veículos escolhidos aleatoriamente raramente pode ser executada em um ambiente acústico ideal. Se as medições tiverem que ser executadas externamente, em ruas e estradas, em ambiente acústico que não atenda aos requisitos declarados na norma, deve-se reconhecer que os resultados obtidos podem desviar-se consideravelmente daqueles obtidos utilizando as condições especificadas.

Da Redação – 

Um som indesejado ou desagradável é chamado de ruído e o termo poluição sonora ambiental descreve o ruído excessivo ou perturbador produzido por empreendimento humano. O ruído do transporte é uma das fontes comuns de ruído ambiental e, depois da poluição do ar, é a segunda principal causa de problemas de saúde ambiental em todo o mundo.

No caso da medição dos veículos em movimento, o relatório de ensaio deve incluir uma referência à norma; os detalhes do local de ensaios, orientação do local e condições climáticas, inclusive velocidade do vento e temperatura do ar; direção do vento, pressão barométrica, umidade e temperatura da superfície da pista são medições opcionais, mas que devem também ser registradas, se estiverem disponíveis; o tipo de equipamento de medição, inclusive para-vento; o nível de pressão sonora ponderado pelo curva A do ruído de fundo; a identificação do veículo, tipo de motor, potência máxima, velocidade angular do motor em potência máxima, velocidade angular máxima do motor, sistema de transmissão, inclusive relações de transmissão disponíveis, tamanho e tipo dos pneus; pressão dos pne...

Artigo atualizado em 24/12/2024 11:44.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica