Publicado em 20 fev 2024

O controle da fabricação dos produtos cimentícios reforçados com fibra de vidro

Redação

Os compósitos cimentícios de alto desempenho reforçados por fibras possuem propriedades mecânicas melhoradas, como resistência mecânica extremamente alta, se comparado ao concreto convencional, o que favorece a produção de estruturas mais esbeltas. Os compósitos cimentícios de ultra alto desempenho reforçados por fibras representam uma nova geração de compósitos cimentícios, nos quais a resistência mecânica, tenacidade e durabilidade são consideravelmente melhoradas. As propriedades mecânicas do produto endurecido como resistência à compressão, flexão, tração, cisalhamento e arranchamento de fibras são altamente influenciáveis por diversos fatores, sendo eles o tipo de materiais cimentícios, condições de cura, agregado graúdo e aditivos, orientação das fibras, tamanho do corpo-de-prova, taxa de carregamento, geometria, comprimento e volume das fibras. Há parâmetros normativos que definem os requisitos gerais para o controle de fabricação dos produtos pré-fabricados de materiais cimentícios reforçados com fibra de vidro resistente a álcalis. Eles de constituem uma parte de um conjunto comum da produção para o controle da fabricação cujas diretrizes são dadas no anexo A da norma, porém não especificam os procedimentos de controle de conformidade para os produtos acabados, que devem ser avaliados pelas normas brasileiras ou, no caso de não existirem, pelos requisitos técnicos definidos e acordados entre o fabricante e o consumidor.

Da Redação – 

As fibras no concreto são adições feitas na matriz cimentícia visando aumentar algumas características do concreto, como resistência aos esforços de tração. As fibras também podem ser utilizadas em estruturas já existentes, como uma maneira para garantir o reforço estrutural. Dessa forma, há uma melhora significativa na resistência ao elemento estrutural em que foi utilizada. Nesse caso, a aplicação acontece na forma de adesivos colados no concreto.

A capacidade de reforço das fibras ao concreto depende principalmente de duas de suas características: o módulo de elasticidade e a resistência mecânica. As fibras de baixo módulo de elasticidade e baixa resistência são eficientes em concretos que também possuem esses valores baixos, sendo indicadas para melhoria no estado fresco e no processo de endurecimento, e também para o controle de fissuração plástica em pavimentos. Já as fibras de alto módulo e alta resistência atuam como reforço no concreto endurecido, podendo substituir a armadura convencional em algumas situações.

Uma das principais características do concreto com fibras é o seu comportamento pó...

Artigo atualizado em 20/02/2024 03:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica