A ascensão dos sensores virtuais
Redação
Os sensores de terremoto detectam ondas sísmicas. Eles vêm em muitas formas e tamanhos e funcionam de maneiras diferentes. Alguns sensores são colocados no solo, mas outros são fixados em edifícios ou outras estruturas. Mas qual é a alternativa quando um sensor físico não pode ser colocado na posição escolhida devido a condições espaciais?
Yusra Barmaz –
Nos últimos anos, os sensores tornaram-se parte integrante da internet das coisas (IoT). Eles coletam dados do mundo físico e os convertem em sinais digitais. Em 2022, um terço de todos os sensores enviados eram sensores de IoT, e as aplicações variam de casas conectadas, cidades inteligentes e automação industrial.
Dentro da fabricação inteligente, por exemplo, a IIoT (industrial internet of things) permite que as fábricas conectem as máquinas a uma série de sensores e monitores que coletam, analisam e comunicam os dados com outros dispositivos e sistemas com o objetivo de melhorar a qualidade e a consistência. Essa conectividade perfeita em toda a fábrica permite que os fabricantes monitorem o desempenho do equipamento e do sistema.
Esses sensores geralmente são caros, não apenas para produzir, mas também para projetar e instalar. É aí que entram os sensores virtuais que são modelos baseados em software de sensores físicos que podem simular seu comportamento e gerar leit...