O papel da robótica na eficiência operacional
Redação
Todos devem entender como a robótica está transformando a eficiência operacional em diversos setores e expandindo caminhos de um mercado mais automatizado. Mesmo que muitas pessoas ainda lembrem da ''Rosie'' dos Jetsons, a robótica atual opera de uma forma um pouco diferente, focando em reduzir riscos e aumentar a escalabilidade dos processos, desenvolvendo atividades com precisão e em grande escala. Por exemplo, no setor da saúde, em que a robótica ajuda no monitoramento de doenças e suporte médico. Além disso, na manufatura, automatiza linhas de produção, e na logística, otimiza movimentação de mercadorias.
Kefreen Batista –
A robótica está transformando a eficiência operacional em diversos setores, pavimentando o caminho para um futuro mais automatizado e eficiente. Quando falamos nesse assunto, é bem comum que as gerações anteriores lembrem da Rosie, de Os Jetsons, animação clássica do século XX.
O personagem é caracterizado como um humanoide que fazia todas as tarefas domésticas e se relacionava com a família futurística do desenho, como se fosse um ser humano de verdade. Embora a tecnologia não esteja tão autônoma como ela, cheia de trejeitos, ideias e atitudes, alguns desses aspectos são semelhantes ao que vivemos hoje, só que de uma forma um pouco diferente.
Para contextualizar essa observação, duas características são destacadas para definir as funções da robótica: a de reduzir riscos e aumentar a escalabilidade dos processos. Esses sistemas ajudam a desenvolver processos com o objetivo de mitigar riscos de criticidade do processo por falha humana, além de desenvolver atividades que vão além da nossa capacidade, com mais precisão e em grande escala.
A robótica pode ser aplicada em diversos setores. Na ár...