Publicado em 04 mai 2021

Os robôs colaborativos estão revolucionando a indústria

Redação

Esse tipo de tecnologia tem revolucionado a indústria porque permite trabalhar em ambientes compartilhados com seres humanos. Essa condição só é possível graças às limitações de velocidade e força geridas por sensores e software, além da estrutura construída com materiais leves e bordas arredondadas. Em outras palavras, os cobots são colegas seguros de trabalho, ao contrário dos robôs tradicionais, que são instalados em um espaço delimitado e equipados com sensores de acesso e sensores de presença. Adicionalmente, o principal viés dos cobots não é a substituição da mão de obra humana, mas sim a criação de um ambiente colaborativo entre robôs e colaboradores. Nessa nova organização, os robôs ficam responsáveis pelas atividades repetitivas, perigosas, não ergonômicas, inseguras ou que necessitam de um alto nível de precisão, enquanto os humanos atuam em atividades que demandam pensamento crítico e criativo.

Samuel Vinícius dos Reis – 

Os robôs colaborativos ou cobots estão revolucionando a indústria porque permitem trabalhar lado a lado com pessoas e em qualquer ambiente, resultando em uma interação segura entre o robô e os colaboradores. Um fato curioso é como esta novidade tem evoluído na América Latina.

Segundo uma pesquisa divulgada pela IDC, os robôs industriais terão uma representatividade considerável no Brasil e no México, os dois maiores produtores da indústria na região. Os cobots são construídos com materiais leves, possuem bordas arredondadas e limitações de velocidade e força geridas por sensores e software, por isso são considerados colegas de trabalho seguros, ao contrário dos robôs tradicionais, que são instalados em um espaço delimitado e equipados com sensores de acesso e sensores de presença.

Para garantir a segurança, esse tipo de robô interrompe imediatamente qualquer movimento ao detectar a presença de uma pessoa no espaço de trabalho. De acordo com a International Fede...

Artigo atualizado em 30/04/2021 11:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica