Publicado em 24 ago 2021

A qualificação do método da termografia infravermelha

Redação

A termografia infravermelha é o processo de usar um termovisor para detectar a radiação (calor) proveniente de um objeto, convertendo-a em temperatura e exibindo uma imagem da distribuição da temperatura. As imagens da distribuição de temperatura detectada são chamadas de termogramas e permitem ver os objetos que produzem calor, invisíveis a olho nu. O processo é utilizado em manutenção preditiva e para o monitoramento de condições. Como todos os objetos acima do zero absoluto ou -273,15 ºC emitem energia infravermelha térmica, os termovisores podem detectar e exibir facilmente os comprimentos de onda infravermelhos, independentemente da luz ambiente. Um exemplo comum disso é o uso de óculos de visão noturna para detectar objetos no escuro. A termografia infravermelha é comumente usada em uma variedade de indústrias e aplicações, para o monitoramento da condição da máquina, diagnósticos de construção, como umidade, telhado e inspeções de perda de energia, imagens médicas, incluindo doença vascular periférica, anormalidades da tireoide e monitoramento de condição metabólica e inflamatória, para a aplicação da lei e imagens de segurança, imagem química, imagens de ciências da terra, monitoramento do sistema elétrico, monitoramento do sistema de fluido, etc. Específico para manutenção de plantas e monitoramento de condições, a termografia infravermelha é usada para monitorar as condições elétricas e mecânicas de um motor, as inspeções de mancal (atrito anormal do mancal), monitorar o isolamento refratário, localizar os níveis de gás, líquidos e lama. Assim, deve-se compreender os princípios gerais para a aplicação do método da termografia infravermelha, para a análise radiométrica ou térmica de um determinado equipamento, controle de processos, sistema ou corpo de prova.

O objetivo principal da termografia infravermelha é confirmar se as máquinas estão funcionando normalmente e detectar padrões de calor anormais dentro delas, indicando a ineficiência e os defeitos. A inspeção de equipamentos mecânicos usando termografia infravermelha é uma grande vantagem para os gerentes de ativos encarregados do monitoramento das suas condições.

Mesmo que as imagens infravermelhas sejam simples de usar, interpretar os dados que elas produzem pode ser um pouco mais difícil de analisar. É importante não apenas ter um conhecimento prático de como as imagens infravermelhas funcionam, mas também um conhecimento básico de radiometria e processos de transferência de calor.

Um termômetro infravermelho em sua forma mais básica consiste em uma lente que focaliza a radiação térmica infravermelha em um detector, que transforma a energia radiante em um sinal codificado por cores. Os termômetros infravermelhos são projetados para medir a temperatura à distância, evitando a necessidade de contato com o objeto que está sendo medido.

Hoje, há uma variedade de configurações de termômetro infravermelho para aplicações específicas. ...

Artigo atualizado em 24/08/2021 06:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica