Publicado em 10 dez 2024

A monitoração contínua por emissão acústica de componentes metálicos

Redação

Um sistema de medição de emissão acústica (EA) deve incluir um pré-amplificador, um identificador de sinal e um módulo de processamento de sinal para cada canal, devendo incluir uma tela de vídeo que pode ser utilizada pelo operador para mostrar os dados de EA, bem como uma capacidade de armazenamento de longo tempo não volátil. A função de análise de dados pode ser integral com o sistema de medição de EA ou pode ser realizada separadamente com os dados de EA armazenados. Ele deve ser capaz de processamento e registro de dados que alcancem a taxa de no mínimo 50 sinais/s para todos os canais simultaneamente por um período de tempo indefinido e uma taxa de no mínimo 100 sinais/s para todos os canais simultaneamente por qualquer período de 15 s. Por isso, são definidos os parâmetros normativos para estabelecer o procedimento a ser utilizado durante a monitoração contínua por EA de componentes metálicos ou não, que estejam submetidos a outros esforços utilizados em serviços nucleares ou não. A monitoração pode ser realizada como função de carga, pressão, temperatura e/ou tempo. Eles objetivam detectar, localizar e caracterizar fontes de EA e interpretar os sinais de resposta de EA para avaliar a significância relativa para integridade do equipamento em monitoração sob pressão. Estas fontes de EA são limitadas para atividade durante operação do componente em ensaio, ou seja, nenhum carregamento especial é aplicado exclusivamente para produzir EA. No contexto desses parâmetros, a operação normal do sistema pode incluir rotina do ensaio de pressão realizado durante o desligamento da planta.

Da Redação – 

O desempenho aceitável, incluindo faixa dinâmica, do sistema de medição de EA (sem sensores) deve ser verificado utilizando um gerador eletrônico de pulso próprio da instalação. Os sinais de envelope senoidal oriundos do gerador de pulso devem ser introduzidos em cada pré-amplificador para verificar que a amplificação do sinal, funções de processamento de dados, taxa de processamento de dados e análise de dados, apresentação e armazenamento atinjam os requisitos da norma.

A banda de resposta em frequência da combinação sensor-amplificador deve ser limitada para eliminar a interferência do ruído de fundo como a causada pelo fluxo de fluido refrigerante. O ruído de fundo nas locações em monitoração deve ser caracterizado em termos de intensidade versus frequência própria para seleção do sensor de EA a ser utilizado. Esta informação deve ser usada para selecionar o comprimento da banda de frequência para monitoração de EA.

A resposta do sensor abaixo da frequência de monitoração selecionada deve ser na taxa mínima de 15 dB por 100 kHz, e pode ser obtida pela indução harmônica da combinação sensor/pré-amp...

Artigo atualizado em 06/12/2024 03:59.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica