Publicado em 23 ago 2022

A inspeção e a reparação dos equipamentos de proteção individual dos bombeiros

Redação

Um dos aspectos mais perigosos do trabalho dos bombeiros não é o fogo em si, mas as roupas de proteção que eles usam no trabalho. De acordo com a Firefighter Cancer Support Network, os bombeiros são significativamente mais propensos a desenvolver câncer devido à sua exposição a agentes cancerígenos. Os bombeiros entram em contato com produtos químicos respirando-os, colocando-os na pele ou ingerindo-os. Se o equipamento de proteção individual (EPI) não for limpo adequadamente após uma resposta ao incêndio, as toxinas nocivas no equipamento podem contaminar os veículos e o corpo de bombeiros e, finalmente, as pessoas que os usam. A ISO 23616 fornece diretrizes sobre a seleção, cuidado e manutenção adequados de conjuntos de proteção para bombeiros, que incluem limpeza, remoção eficaz de contaminantes e reparo de seus EPI.

Da Redação – 

Um EPI não abrange apenas os protetores de cabeça, protetores faciais, luvas e botas, mas também as roupas usadas pelos bombeiros. É fácil imaginar alguém levando suas roupas de combate a incêndios para casa e lavando-as usando uma máquina de lavar e detergente. No entanto, o grande número de diferentes tipos de máquinas de lavar, temperaturas da água, ciclos de limpeza e detergentes disponíveis podem afetar significativamente a durabilidade e a segurança do EPI e contaminar outras roupas que estão sendo lavadas ao mesmo tempo.

O que pode parecer um reparo simples, como costurar um pedaço solto de fita refletora de volta ao seu equipamento de proteção em casa, pode prejudicar seriamente a segurança da roupa. A costura pode não apenas perfurar o tecido, tornando-o inseguro, mas a linha pode ser inflamável. Essencialmente, nenhum EPI deve ser levado para casa, mas deve ser cuidado por profissionais de limpeza no quartel.

Um estudo realizado na Austrália mostrou que contaminantes cancerígenos foram encontrados em cadeiras e tapetes de escritório em quartéis de bombeiros, com amostras de ar, poeira e supe...

Artigo atualizado em 23/08/2022 03:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica