Publicado em 23 ago 2022

A conformidade do acabamento superficial dos perfis de alumínio e do vidro

Redação

O acabamento da superfície é uma parte de um sistema de colagem estrutural de vidro (CEV) onde a integridade do sistema depende da adesão adequada da fita dupla-face estrutural de espuma acrílica ao acabamento e da adesão do acabamento de anodização e/ou revestimento orgânico à superfície metálica. A fita dupla-face estrutural de espuma acrílica é opaca, protegida por um material antiaderente (liner), que tem a finalidade de proteger a camada adesiva, especificamente formulada e ensaiada para colagem estrutural de vidros para aplicação no sistema de envidraçamento estrutural. Essa fita é identificada como SGT ou structural glazing tape. O CEV é a colagem onde a fita SGT é uma barreira contra a passagem de ar e água através de uma membrana de um edifício e propicia suporte estrutural e fixação de vidros ou outros componentes a uma janela, fachada-cortina ou outro sistema de esquadria de alumínio ou liga de alumínio. Já o processo de anodização de alumínio consiste na aplicação de uma proteção superficial em peças feitas com esse material, proporcionando uma série de vantagens a elas. A anodização em peças de alumínio é feita através da aplicação de uma fina camada de óxido. O processo se dá de modo eletrolítico por meio de um banho. Além do alumínio, outros metais como nióbio, tântalo, tungstênio e até titânio são passíveis de sofrerem anodização. Deve-se entender os requisitos normativos para o acabamento superficial dos perfis de alumínio, de suas ligas e do vidro, bem como o procedimento para colagem de vidros com fita dupla-face estrutural de espuma acrílica para construção civil, em perfis de alumínio com acabamentos superficiais.

Da Redação – 

Para efetuar a anodização no alumínio, as peças devem ser fixadas adequadamente nas gancheiras, operação chamada de enganchamento e, na sequência, ocorre o desengraxe da superfície com a remoção de óleos, graxas e sujidades contaminantes. Após isso, o processo de fosqueamento remove pequenos riscos e promove um acabamento acetinado, de forma homogênea.

Já na fase de neutralização acontece a eliminação superficial dos óxidos de outros metais que formam a liga do material processado, bem como os resíduos dos produtos utilizados no fosqueamento. Depois disso, as peças já estão prontas para a anodização. Quando solicitado, o alumínio pode receber, também, coloração.

Por fim, a selagem promove o aumento da resistência e o fechamento dos poros do filme obtido. A anodização serve para proteger o perfil de alumínio contra agentes oxidantes, proporcionando à superfície alta resistência a corrosão atmosférica e galvânica, abrasão, intemperismo, impactos e riscos de acidentes. Serve também para eliminar as irregularidades superficiais deixadas nos processos de extrusão, conferindo à superfície aspecto decorativo...

Artigo atualizado em 23/08/2022 03:55.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica