A conformidade das tubulações de polietileno para os gases combustíveis
Redação
O projeto executivo dessas tubulações de polietileno deve conter georreferenciamento, marcos de referência, limites de propriedades e levantamento de mobiliário urbano, e deve incluir os desenhos indicativos das tubulações, seus diâmetros, quando aplicável, perfis longitudinais, posicionamento das conexões e seus tipos, válvulas e demais elementos. Deve conter, também, a posição de outras interferências ao longo do traçado projetado de rede. Juntamente com os desenhos, o projeto executivo deve incluir o memorial descritivo do tipo de solo de reaterro e de seu estado final de compactação, assim como detalhes executivos de passagens notáveis das tubulações. Há especificações normativas para o projeto, a armazenagem, o transporte, as condições de assentamento por método destrutivo e não destrutivo, e o controle da qualidade dos sistemas de tubulações de polietileno projetados para conduzir gases combustíveis na faixa de temperatura entre 0°C a 40°C. Eles se aplicam em conjunto com a NBR 15526 ou a NBR 15358, conforme aplicável, para redes de distribuição interna para gases combustíveis. Deve-se acrescentar que os requisitos gerais para os materiais utilizados nesses sistemas de tubulações são estabelecidos na NBR 14462 (todas as partes).
Da Redação –
Os usuários devem entender que os tubos e as conexões de polietileno se queimam sob a ação de chama. Na existência de ar suficiente para a queima completa, ocorre a liberação de gás carbônico e água, podendo ocorrer o gotejamento incandescente do polímero. No caso de ausência de ar suficiente, resultando em queima incompleta, são geradas fumaças tóxicas de monóxido de carbono, junto de pequenas quantidades de fumaças irritantes e fuligem.
Desta forma, alguns cuidados preventivos devem ser tomados. As pilhas de tubos e conexões devem ser estocadas separadamente, de forma que seja permitido o acesso adequado entre elas, para combater o incêndio e a disseminação do fogo para pilhas adjacentes, e de forma a permitir o acesso adequado a equipamentos de emergência.
Os locais de estocagem devem ser mantidos limpos e organizados, e livres de materiais que possam agir como focos de incêndio, como lixo, mato seco, grama e outros, em especial em períodos de baixa umidade. Deve estar disponível um suprimento de equipamentos adequados para o combate a incêndio, bem como máscaras contra fumaça tóxica para as pessoa...