Publicado em 23 ago 2022

A importância das subestações para as instalações elétricas de média tensão

Redação

Uma subestação (SE) pode ser definida como um conjunto de equipamentos de manobra e/ou transformação e ainda eventualmente de compensação de reativos usado para dirigir o fluxo de energia em sistema de potência e possibilitar a sua diversificação através de rotas alternativas, possuindo dispositivos de proteção capazes de detectar os diferentes tipos de faltas que ocorrem no sistema e de isolar os trechos onde estas faltas ocorrem. A classificação de uma subestação pode ser realizada conforme sua função, seu nível de tensão, seu tipo de instalação e sua forma de operação. As subestações transformadoras são aquelas que convertem a tensão de suprimento para um nível diferente, maior ou menor, sendo designada, respectivamente, transformadora elevadora e transformadora abaixadora. Geralmente, uma subestação transformadora próxima aos centros de geração é elevadora, pois elevam a tensão para níveis de transmissão e subtransmissão proporcionando um transporte econômico da energia). As no final de um sistema de transmissão, próximas aos centros de carga, ou de suprimento a uma indústria é uma transformadora abaixadora, pois diminuem os níveis de tensão evitando inconvenientes para a população como rádio interferência, campos magnéticos intensos e faixas de passagem muito largas. A subestação seccionadora, de manobra ou de chaveamento é aquela que interliga os circuitos de suprimento sob o mesmo nível de tensão, possibilitando a sua multiplicação. É também adotada para possibilitar o seccionamento de circuitos, permitindo sua energização em trechos sucessivos de menor comprimento. Elas podem ser a céu aberto que são construídas em locais amplos ao ar livre e requerem emprego de aparelhos e máquinas próprias para funcionamento em condições atmosféricas adversas, como chuva, vento, poluição, etc. As subestações em interiores são construídas em locais abrigados e os equipamentos são colocados no interior de construções não estando sujeitos a adversidades do tempo como as abertas. As blindadas são construídas em locais abrigados e os equipamentos são completamente protegidos e isolados em óleo, com material sólido, ou em gás (ar comprimido ou SF6).

Da Redação – 

Quanto à origem das instalações, nas alimentadas diretamente por rede de distribuição pública em média tensão corresponde aos terminais de saída do dispositivo geral de comando e proteção, no caso excepcional em que tal dispositivo se encontre antes da medição, a origem corresponde aos terminais de saída do transformador de instrumento de medição. Nas instalações alimentadas por subestação de transformação, corresponde aos terminais de saída do transformador e, se a subestação possuir vários transformadores não ligados em paralelo, a cada transformador corresponde uma origem, havendo tantas instalações quantos forem os transformadores. Nas instalações alimentadas por fonte própria de energia em baixa tensão, a origem é considerada de forma a incluir a fonte como parte da instalação.

Assim, uma SE de entrada de energia é a alimentada pela rede de distribuição de energia do concessionário e que contém o ponto de entrega e a origem da instalação. A subestação transformadora alimenta um ou mais transformadores conectados a equipamentos diversos e a subestação unitária possui ou alimenta apenas um transformador ...

Artigo atualizado em 23/08/2022 04:01.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica