Publicado em 15 nov 2022

A fabricação conforme dos elementos de vedação em elastômeros termoplásticos

Redação

Os elastômeros termoplásticos são os polímeros ou blendas de polímeros que não requerem vulcanização ou reticulação (crosslinking) durante o seu processamento e que possui propriedades elásticas à temperatura de serviço. As propriedades elásticas desaparecem sob a temperatura de processamento, de modo que o processamento posterior seja possível, mas retornam quando o material volta à temperatura de serviço. Para ter qualidade assegurada, O fabricante deve manter os registros de exames e ensaios e um controle permanente do processo de fabricação, conforme indicado no Anexo B, que envolva os fornecedores de componentes e de matérias-primas, capaz de assegurar que os produtos que fabrica estão de acordo com esta Norma e satisfazem as expectativas do comprador. Os usuários devem entender os requisitos normativos obrigatórios para a fabricação, a inspeção e o recebimento de elementos de vedação moldados apenas em elastômero termoplástico (TPE), destinados a tubos, conexões, equipamentos, componentes e acessórios para sistemas de esgotos não pressurizados.

Da Redação – 

Os elastómeros termoplásticos constituem uma família de materiais de engenharia que estabelecem como que uma ponte entre as famílias dos materiais plásticos e dos materiais elastoméricos. São também designados por borracha termoplástica. Uma definição formal de elastómero termoplástico: é uma mistura de polímeros (blend) ou composto que, acima da sua temperatura de fusão, exibe um carácter termoplástico, o que lhe permite ser moldado e transformado em produtos finais os quais, dentro de uma definida gama de temperaturas e, sem que tenha ocorrido qualquer processo de reticulação durante a fabricação, possuem um comportamento elastomérico. Este processo é reversível e os produtos podem ser reprocessados e de novo moldados.

Os elastômeros termoplásticos são uma mistura de polímeros que, acima de sua temperatura de fusão, exibe um caráter termoplástico, o que lhe permite serem moldados e transformados em produtos finais os quais, dentro de uma definida gama de temperaturas e, sem que tenha ocorrido qualquer tipo de reticulação durante a fabricação, possuem um comportamento elastomérico. Uma vantagem bastan...

Artigo atualizado em 14/11/2022 11:24.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica