Publicado em 25 out 2022

A avaliação de conformidade dos módulos de LED para iluminação em geral

Redação

A vida útil de um módulo de LED individual é limitada por um efeito combinado da degradação gradual do fluxo luminoso, mais frequentemente causada pela degradação de materiais e pela degradação repentina do fluxo luminoso, na maioria das vezes causada por falha dos componentes elétricos. O fator de manutenção do fluxo luminoso atribuído pode variar, dependendo da aplicação do módulo de LED e o fabricante deve fornecer as informações específicas sobre a porcentagem escolhida. A manutenção do fluxo luminoso real dos módulos de LED pode variar consideravelmente, dependendo do tipo e do fabricante. Não é possível expressar a manutenção do fluxo luminoso de todos os LED por simples relações matemáticas. Uma rápida diminuição inicial no fluxo luminoso não implica automaticamente que um determinado LED não atingirá sua vida útil atribuída. O fator de manutenção do fluxo luminoso ou o fator de manutenção do lúmen é a relação, expressa como uma porcentagem x (%), do fluxo luminoso emitido por uma fonte de luz em um determinado momento de sua vida em relação ao seu fluxo luminoso inicial emitido. O fator de manutenção do fluxo luminoso de uma fonte de luz LED inclui a degradação das partes ópticas, o efeito da emissão de fluxo luminoso de saída diminuída devido ao encapsulamento do LED e a (s) falha (s) dos encapsulamentos dos LED individuais, se a fonte de luz LED tiver mais do que um LED encapsulado. Há requisitos de desempenho para módulos de LED, bem como os métodos e condições de ensaio necessários para demonstrar a conformidade com a norma.

Da Redação – 

Os módulos de led são aplicações conjuntas de várias luzes de led para montar um sistema de luminosidade forte e com tonalidades de cor. Isso possibilita ambientes com a atmosfera desejada, a partir da iluminação, como no caso de hospitais, onde deve imperar o clima de tranquilidade para as pessoas internadas. Os módulos juntos às lâmpadas de led consomem pouca eletricidade, assim geram parcimônia na conta de luz; e com um dissipador, uma baixa temperatura, sem interferirem na sensação térmica do lugar.

Alguns módulos de led possuem feixes luminosos condensados por uma potência forte, por meio de um esquema de encapsulamento, sendo que esses aparelhos costumeiramente são administrados na apresentação de vitrines e manequins. Os mantidos por um par de drives, em sistemas individuais, costumam ser indicados para lugares espaçosos, como estádios, portos e aeroportos e outros ambientes similares. Muitos são desenvolvidos sob consulta, devido às particularidades de instalação no local escolhido, e às finalidades da implementação.

Em geral, há módulos de led compatíveis com ambientes internos ou externos, e...

Artigo atualizado em 25/10/2022 06:10.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica