O procedimento escrito para as aplicações da termografia infravermelha
Redação
O procedimento termográfico é um documento técnico que contém a descrição dos parâmetros e precauções mínimos a serem considerados na aplicação do método da termografia infravermelha, de acordo com a(s) normas(s), código(s) ou especificação(ões). A sua qualificação envolve a análise da compatibilidade e adequação do procedimento de ensaio com os requisitos mínimos citados nas a(s) normas(s), código(s) ou especificação(ões) aplicável(is). A termografia infravermelha (infrared thermography - IRT) mapeia o calor, encontrando aplicações para diagnóstico de edifícios (perda de energia, umidade), manutenção elétrica/mecânica (pontos quentes, conexões fracas), imagens médicas (inflamação, problemas vasculares, triagem de febre), segurança (visão noturna, vigilância), manufatura (controle de qualidade), ciência do esporte (detecção de lesões, desempenho) e monitoramento da vida selvagem. Podem ser disponibilizadas as análises térmicas sem contato para diversas necessidades, como eficiência energética, segurança e avaliação da saúde. As aplicações do método de termografia infravermelha estão crescendo, juntamente com uma notável melhoria nas tecnologias termográficas. A eficácia da termografia infravermelha nas suas aplicações depende da utilização correta deste método. Há diretrizes normativas obrigatórias contendo as informações mínimas para a elaboração de procedimento escrito para as aplicações do método de termografia infravermelha.

Da Redação –
O olho humano só é capaz de captar uma pequena porção do amplo espectro eletromagnético. Comprimentos de onda curtos e intensos, assim como comprimentos de onda longos e lentos, estão fora da capacidade de detecção do olho humano.
As câmeras infravermelhas e as imagens térmicas podem preencher as lacunas da visão humana. A energia térmica possui um comprimento de onda muito maior do que a luz visível. É tão longo, na verdade, que o olho humano sequer consegue enxergá-lo.
A termografia com câmeras infravermelhas expande o espectro visível do olho humano, realizando o trabalho que o olho não consegue. Ela percebe esses comprimentos de onda mais longos e os captura em um código de cores que o olho humano consegue compreender. Tudo no mundo com temperatura acima do zero absoluto emite algum nível de calor que pode ser detectado e medido.
A câmera termográfica é um dispositivo usado para detectar a radiação infravermelha emitida por um objeto, fornecendo um perfil térmico da cena. Inicialmente, esse dispositivo era utilizado para fins de vigilância e como câmera de visão noturna.
Com o avanço d...