A qualificação e a certificação do caldeireiro de manutenção
Redação
O caldeireiro é o metalúrgico responsável pela construção de tanques, vasos de pressão, fornos, chaminés, caldeiras, estruturas metálicas, etc. Deve ter bons conhecimentos de desenho técnico detalhes do projeto, ter habilidade e precisão, de forma a transformar em uma peça ou componente de caldeiraria o que está no desenho. Eventuais erros cometidos na interpretação do desenho, medidas, cortes ou soldas imprecisas irão resultar em peças defeituosas ou até mesmo passíveis de inutilização. Isto é traduzido comumente em prejuízos financeiros e também no cronograma de obra. A diversidade da caldeiraria se dá pela enorme variedade de equipamentos e estruturas metálicas existentes no mercado. Isso justifica a existência de empresas de caldeiraria específicas para as mais diferentes aplicações industriais. Para evitar problemas e manter a qualidade necessária, as empresas adotam normas de engenharia que norteiam o processo produtivo, tanto para os processos de preparação e corte da matéria prima, quanto para os procedimentos de soldagem e pintura. A utilização de processos regidos pelas normas da American Society for Testing and Materials é bastante usual. Assim, a caldeiraria de manutenção industrial é o estabelecimento destinado ao manuseio de metais e solda, com espaço para entrada e saída de carga de materiais de grande porte. Trata-se de uma funcionalidade mecânica responsável pela fabricação de peças e equipamentos, além da manutenção e realização dos processos de solda industrial em chapas metálicas na qual são requeridos conhecimentos específicos de cálculos, desenho mecânico, metrologia e metais. Os serviços de caldeiraria de manutenção podem ser aplicáveis em diversas obras de engenharia, procedendo à fabricação de tanques para armazenamentos de produtos, estruturas metálicas, desenvolvimento de projetos, visando a otimização e economia aos mais diversos segmentos da indústria alimentícia, química, automobilística, de cosméticos, entre outros. Há requisitos e uma sistemática normativa para a qualificação e a certificação de caldeireiros de manutenção que também definem as atribuições, atitudes e atividades para o nível do profissional.
Da Redação –
A caldeiraria realiza a fabricação de peças metálicas para indústrias dos mais variados segmentos e também inclui a montagem e a manutenção de peças e equipamentos. É responsável pelo desenvolvimento de equipamentos e utensílios a partir de chapas metálicas e outros materiais, para diversas finalidades e aplicações na indústria, construção civil e naval.
Com a caldeiraria, é possível criar peças personalizadas, conforme a necessidade do cliente. Dessa forma, pode-se criar peças de tamanhos e espessuras diferentes. Atualmente, o ramo da metalurgia tem crescido muito, já por conta da grande procura por peças soldadas.
Muito semelhante à serralheria, que usa técnicas de soldagem, cortes e dobras para transformar os materiais metálicos, o processo de caldeiraria industrial apresenta muitas vantagens como a grande durabilidade, resistência e capacidade de realizar reparos e manutenção das peças soldadas. De acordo com a ...