Publicado em 29 nov 2022

A competência para a auditoria e certificação em sistemas de gestão ambiental

Redação

Os auditores ambientais realizam seu trabalho para detalhar as práticas de uma empresa e fazer recomendações sobre o que precisa ser feito para que as regulamentações ambientais relevantes estejam sendo seguidas. O processo de auditoria ambiental pode ser variado e requer conhecimento de métodos e técnicas de gestão ambiental, leis ambientais, regulamentos e documentos relacionados, sistemas e padrões de gestão ambiental e procedimentos, processos e técnicas de auditoria. As auditorias ambientais são avaliações internas de empresas e órgãos governamentais, para verificar o cumprimento de exigências legais, bem como de suas próprias políticas e normas internas. Eles são conduzidos por empresas, agências governamentais e outros de forma voluntária, e são realizados por consultores externos ou funcionários da empresa ou instalação de fora da unidade de trabalho auditada. As auditorias podem identificar problemas de conformidade, pontos fracos nos sistemas de gerenciamento ou áreas de risco. As descobertas são documentadas em um relatório escrito. Existem dois tipos principais de auditoria ambiental que os auditores ambientais podem realizar. Uma delas é uma auditoria de conformidade nos casos em que uma empresa está atendendo às diretrizes e legislação ambientais internas e externas. A outra é uma auditoria de desempenho de gestão que mede se uma empresa está atendendo aos critérios para sistemas de gestão. Os critérios de auditoria podem incluir tipos de requisitos de conformidade, como regulamentos ou práticas de gerenciamento, que trabalham para beneficiar o meio ambiente. As auditorias fornecem informações sobre o status operacional da organização em comparação com as expectativas da administração quanto ao desempenho ambiental. Em outras palavras, se a administração espera que a organização cumpra os regulamentos, uma auditoria fornece informações sobre se a conformidade foi ou não alcançada. Os organismos de certificação precisam identificar a competência específica da equipe auditora necessária para o escopo de cada auditoria de um sistema de gesto ambiental (SGA). A seleção de uma equipe auditora de SGA dependerá de vários fatores incluindo a área técnica do SGA, o contexto de uma organização, seus aspectos ambientais e o local onde estes aspectos ocorrem.

Quando as empresas consideram realizar uma auditoria ou implementar um programa de auditoria, elas precisam primeiro revisar as informações sobre os benefícios e as limitações da auditoria. Essas fontes de informação podem incluir artigos de periódicos, estudos de caso ou livros que descrevem programas de auditoria ambiental, vários tipos de auditorias e as lições aprendidas com essas auditorias. Essas informações básicas necessárias dão às empresas uma melhor compreensão do escopo da auditoria, permitem que tomem decisões informadas com base em suas auditorias e demonstram a melhor maneira de aplicar as informações que aprenderam em suas operações.

Assim, o processo de uma auditoria ambiental começa com o agendamento de auditorias do gestor ambiental de uma organização em uma frequência apropriada baseada em risco. Os gestores ambientais podem determinar com que frequência a auditoria deve ser realizada por meio de consulta às agências governamentais relevantes e/ou uma revisão dos requisitos específicos do projeto.

Ao agendar a auditoria, os gestores devem coordenar o tempo para minimizar interrupções nas operações do projeto. Eles também p...

Artigo atualizado em 29/11/2022 05:56.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica