A avaliação probabilística do risco (PRA) em sistemas espaciais
Redação
A probabilidade envolve a possibilidade de uma ocorrência ou medida da taxa de ocorrência ou frequência de um evento, um cenário ou uma consequência de perigo e o risco é situação ou circunstância indesejável que tem probabilidade de ocorrer e consequência potencialmente negativa em um projeto. Os riscos surgem da incerteza devido à falta de previsibilidade ou de controle dos eventos. Os riscos são inerentes a quaisquer projetos e podem surgir a qualquer momento durante o ciclo de vida do projeto; reduzir essas incertezas reduz os riscos. Por isso, existem as especificações normativas para auxiliar e complementar a implementação do processo de gerenciamento do risco em situações nas quais a aplicação da avaliação quantitativa do risco é considerada necessária. Eles definem os princípios, os processos, a implementação e os requisitos para a condução da avaliação quantitativa do risco, bem como explica os detalhes da avaliação probabilística do risco (probabilistic risk assessment - PRA) aplicada à segurança. Embora a PRA possa ser aplicada ao gerenciamento de risco do projeto que envolva custo e cronograma, esta aplicação está fora do escopo normativo. Porém, fornecem os requisitos e procedimentos básicos para a utilização das técnicas de PRA para avaliar o risco e o sucesso da missão ou da segurança em projetos e programas espaciais, sendo aplicável a todos os projetos espaciais internacionais que envolvam a concepção de veículos espaciais para o transporte de equipes para o espaço; a concepção de estações espaciais e planetárias não terrestres habitadas por seres humanos; a concepção de veículos espaciais e de lançadores movidos por materiais nucleares ou que transportem materiais nucleares; e outros projetos, de acordo com as instruções das autoridades ou dos clientes. Esses projetos se relacionam, em geral, a cenários, cadeias de eventos ou atividades que podem resultar na morte ou em ferimentos graves de membros do público, de astronautas ou de pilotos e de integrantes da força de trabalho, assim como podem acarretar a perda de propriedades e equipamentos críticos ou de valor elevado. Em outros tipos de projetos, pretende-se que a PRA seja realizada a critério do gerenciamento do projeto.
Da Redação –
Os processos estruturados de gerenciamento do risco usam técnicas qualitativas e quantitativas de avaliação do risco para apoiar as decisões otimizadas relativas à segurança e à probabilidade de sucesso da missão, como previsto na NBR ISO 17666. A avaliação probabilística do risco é a metodologia mais sistemática e abrangente para a realização destas avaliações. A avaliação probabilística do risco, ao longo das últimas três décadas, tornou-se o principal método analítico para a identificação e análise do risco de projetos e sistemas complexos.
Sua utilidade para o gerenciamento de risco (RM) foi comprovada em muitas indústrias, incluindo aeroespacial, geração de energia, petroquímica e de defesa. A PRA é uma metodologia utilizada para identificar e avaliar o risco, a fim de facilitar as atividades do RM, identificando contribuintes dominantes do risco, de modo que os recursos possam ser efetivamente alocados para tratar os fatores significativos de risco e não desperdiçados em itens com contribuição insignificante para o risco.
Além da análise do risco, a PRA fornece uma organização para quantificar i...