Publicado em 04 out 2022

A qualificação profissional do instalador hidráulico predial

Redação

Há parâmetros para o perfil desejado de competências do instalador hidráulico predial, a fim de qualificar pessoas para atuarem nesta ocupação do setor da construção civil e criar as bases para a avaliação da conformidade dos profissionais da construção civil. Pode-se entender a competência como o desenvolvimento e mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes nas dimensões educacional, técnica, econômica, social, política, ética, cultural e ambiental, considerando-se as relações pessoais e interpessoais. É expressa, fundamentalmente, pela capacidade de responder satisfatoriamente às exigências de uma competência profissional, com a mobilização de recursos e a participação consciente, crítica e ativa no mundo do trabalho e na esfera social. Assim, também pode-se afirmar que existem os requisitos normativos obrigatórios de competências do instalador hidráulico predial.

Da Redação – 

O projeto do sistema hidrossanitário visa garantir níveis aceitáveis de higiene, segurança, funcionalidade, manutenção, economia e conforto dos usuários. A proposta do projeto de instalações hidrossanitárias é conceber a instalação de água fria com capacidade de atender aos usuários mediante fornecimento contínuo, com pressões e velocidades adequadas para o perfeito funcionamento das diversas peças de utilização.

As instalações de esgoto e de águas pluviais propõem-se a coletar e afastar toda a água servida e de chuva respectivamente, interligando-as com as redes existentes e/ou encaminhando-as para local indicado pelas concessionárias locais. Uma instalação predial de água fria (temperatura ambiente) constitui-se no conjunto de tubulações, equipamentos, reservatórios e dispositivos, destinados ao abastecimento dos aparelhos e pontos de utilização de água da edificação, em quantidade sufi ciente, mantendo a qualidade da água fornecida pelo sistema de abastecimento.

O desenvolvimento do projeto das instalações prediais de água fria deve ser conduzido concomitantemente com os projetos de arquitetura, es...

Artigo atualizado em 04/10/2022 05:44.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica