Publicado em 04 out 2022

A medição da resistência de aterramento na superfície do solo

Redação

Um sistema de aterramento é o conjunto de todos os eletrodos e condutores de aterramento, interligados ou não entre si, assim como as partes metálicas que atuam direta ou indiretamente com a função de aterramento, tais como: torres e pórticos, armaduras de edificações, capas metálicas de cabos, tubulações e similares. Já a resistividade aparente do solo pode ser vista por um sistema de aterramento qualquer, em um solo com característica de resistividade homogênea ou estratificado em camada, cujo valor é utilizado para o cálculo da resistência de aterramento desse sistema. A resistividade elétrica do solo é a resistência entre faces opostas do volume de solo, consistindo em um cubo homogêneo e isótropo cuja aresta mede uma unidade de comprimento e a resistividade média do solo a uma dada profundidade é o valor de resistividade resultante da avaliação das condições locais e do tratamento estatístico dos resultados de diversas medições de resistividade do solo para aquela profundidade, efetuadas numa determinada área ou local, e que possa ser considerado representativo das características elétricas do solo. A medição no campo é o procedimento mais eficaz para verificação dos valores da resistência ôhmica do eletrodo de aterramento e dos valores dos potenciais de passo e toque calculados em projeto, para a determinação de valores com finalidade de pesquisa, verificação de níveis de segurança em instalações antigas ou, ainda, em ensaios de comissionamento de instalações novas. Assim, a resistência do eletrodo de aterramento e os potenciais na superfície do solo de uma instalação são grandezas a serem medidas. Os profissionais necessitam entender que há critérios normativos e os métodos de medição de resistência de sistemas de aterramento e de potenciais na superfície do solo, bem como define as características gerais dos equipamentos que podem ser utilizados nas medições e os conceitos para avaliação dos resultados.

Da Redação – 

Para a medição dos potenciais na superfície do solo, é aconselhável que o levantamento dos perfis de potenciais na superfície do solo e das tensões de toque e passo seja realizado com injeção de alta corrente. Para a medição de tensões de passo e de toque em determinados locais, como casas, edificações simples e locais onde não há suspeita de fortes correntes parasitas, também se pode introduzir a medição com terrômetro comum, deixando para o fabricante a instrução para medição.

Nas medições de potenciais na superfície do solo devem ser utilizados voltímetro e amperímetro ou instrumento dedicado que cumpra com as condições descritas a seguir. O circuito de injeção de corrente deve ser estabelecido de uma forma análoga à da medição da resistência de aterramento, devendo, quando necessário, receber tratamento adequado com o objetivo de possibilitar a circulação de um valor de corrente compatível com o sistema de medição.

As medições de potenciais devem ser efetuadas nos pontos assinalados em projeto ou em regiões estratégicas de subestações existentes com o voltímetro de alta impedância de entrada, de m...

Artigo atualizado em 04/10/2022 05:46.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica