Publicado em 09 ago 2022

Eletroeletrônicos mais seguros e ecológicos

Redação

O IEC Quality Assessment System for Electronic Components (IECQ) criou a solução perfeita para fabricantes e fornecedores que desejam produzir e distribuir componentes eletrônicos livres de substâncias perigosas (hazardous substance-free - HSF)o esquema de gerenciamento de processos de substâncias perigosas (hazardous substance process management - HSPM) da IECQ.

Claire Marchand – 

Sabe-se que, há muitos anos, os países em desenvolvimento têm sido um lixão para os equipamentos eletroeletrônicos obsoletos originários dos países industrializados. Isso está ocorrendo, apesar da Convenção de Basileia sobre o Control of Transboundary Movements of Hazardous Wastes and Their Disposal, conhecida simplesmente como Convenção de Basileia, um tratado internacional destinado a reduzir a transferência de resíduos perigosos, incluindo lixo eletroeletrônico, entre nações, e especificamente de países desenvolvidos para países menos desenvolvidos.

A Convenção da Basileia foi adotada em março de 1989 e entrou em vigor em maio de 1992. Embora na época da adoção, há 30 anos, o lixo eletrônico não tivesse realmente chegado às manchetes, a situação mudou no século XXI cada vez mais digital. Hoje, o lixo eletroeletrônico é medido em milhões de toneladas, algumas das quais podem acabar em aterros sanitários, muitas vezes situados na periferia das grandes cidades. No entanto, de acordo com o Global E-Waste Monitor 2020, apenas 17,4% do lixo eletrônico gerado em todo o m...

Artigo atualizado em 09/08/2022 03:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica