Publicado em 09 ago 2022

Os riscos de substâncias perigosas transportadas ao paciente pelo fluxo de gás

Redação

Atualmente, a medicina está buscando a aprimorar a segurança do paciente, tratando-se do risco de substâncias potencialmente perigosas sendo transportadas ao paciente pelo fluxo de gás. Dessa forma, deve-se fazer a avaliação biológica de vias de gás de produtos para a saúde dentro de um processo de gerenciamento de risco, como parte da avaliação e desenvolvimento geral de produto para a saúde. Esta abordagem combina a revisão e a avaliação dos dados existentes de todas as fontes e, quando necessário, com a seleção e a aplicação de ensaios adicionais. As vias de gás são as superfícies internas, ao longo das quais os gases ou líquidos podem ser inspirados, em um produto para a saúde conectado pelos encaixes através dos quais gases ou líquidos entram e saem do produto para a saúde, incluindo a interface do paciente ou as superfícies internas do gabinete que estão em contato com gases ou líquidos que podem ser inspirados. As superfícies de contato do paciente, como as superfícies externas do tubo endotraqueal ou a vedação de máscara, devem ser avaliadas de acordo como a série ISO 10993, além do sistema de respiração por ventilador, entrada do filtro, misturador de gás, soprador e tubulação interna. Isso inclui a câmara encapsulada de um incubador, incluindo o colchão ou a superfície interna de uma tampa de oxigênio e as superfícies internas de tubos de respiração, tubos endotraqueais ou máscaras e peças bucais. Os profissionais de saúde devem entender os princípios gerais que governam a avaliação biológica dentro de um processo de gerenciamento de risco de vias de gás de produtos para a saúde, suas partes ou acessórios, que são destinadas a fornecer cuidado respiratório ou fornecer substâncias por meio do trato respiratório ao paciente em todos os ambientes; a categorização geral de vias de gás com base na natureza e na duração do seu contato com o fluxo de gás; a avaliação de dados existentes pertinentes de todas as fontes; a identificação de lacunas no conjunto de dados disponíveis sobre a base de uma análise de risco; a identificação de conjuntos de dados adicionais necessária para analisar a segurança biológica da via de gás; e a avaliação da segurança biológica da via de gás.

Os profissionais de saúde devem conhecer os princípios gerais em relação à avaliação de biocompatibilidade de materiais de produto para a saúde, que compõem a via de gás, além dos perigos biológicos que surgem de qualquer falha mecânica, a não ser que a falha introduza um risco de toxicidade, como, por exemplo, pela geração de partículas. Assim, os resultados da avaliação do plano de biocompatibilidade podem indicar que informações adicionais são requeridas. Se estas informações não estiverem disponíveis a partir de outras fontes, então podem ser necessários ensaios para completar a avaliação biológica.

A seleção de ensaios deve ser baseada nas condições esperadas de utilização clínica de pior cenário (que pode incluir utilização repetida). Todos os ensaios devem ser conduzidos de acordo com as melhores práticas reconhecidas atuais/válidas de qualidade/laboratório, e os dados devem ser avaliados por profissionais competentes, qualificados. Estes laboratórios de ensaio devem ser operados sob um sistema de qualidade reconhecido, por exemplo, a NBR ISO/IEC 17025.

Os ensaios devem ser realizados sob condições ambientais clinicamente pertinentes, ...

Artigo atualizado em 09/08/2022 03:51.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica