Publicado em 09 ago 2022

A eficiência energética na indústria envolve produzir mais com menos

Redação

Disseminar a cultura de digitalização na indústria é mais responsabilidade de grandes executivos que compreendem que para avançar em competitividade e produtividade é necessário incorporar tecnologia de alto nível. Segundo dados da empresa Accenture, a inteligência artificial aplicada em processos industriais pode aumentar a produtividade em até 40%. 84% dos executivos entrevistados afirmaram precisar de digitalização para alcançar seus objetivos de crescimento. A transformação digital é uma questão de mudança cultural que cada empresa vai vivenciar, a questão é quando e com que velocidade.

Renato Martins – 

Os custos com energia é um dos diversos elementos que travam o crescimento da indústria brasileira. Sondagem da CNI realizada no último trimestre de 2021 mostra que para 24,7% das empresas consultadas os elevados custos com energia estão entre as principais dificuldades para retomada da atividade. No primeiro trimestre de 2021, a conta de luz era mencionada por 11,3% das companhias sondadas.

A resposta a esse desafio pode ser integrar conhecimento e prática já tradicionais com a digitalização. Isso quer dizer consolidar práticas antigas de gerar parte da energia que é consumida pelas fábricas ao mesmo tempo em que se investe em modernização, isto é, digitalização para o controle do uso e para a geração do recurso.

Para produzir parte do que vai utilizar, a melhor estratégia é adotar tecnologias aplicáveis a fontes renováveis como energia solar, eólica, de biomassa, biogás e hidráulica. O resultado: menor custo no consumo de energia e cumprimento com requisitos de regulações do meio ambiente para um índice da cadeia do carbono.

No campo da digitalização, as oportunidades são tanto em equipame...

Artigo atualizado em 09/08/2022 03:58.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica