Publicado em 13 set 2022

Como se comunicar com sucesso em videoconferências

Redação

Pode não ser a coisa mais confortável inicialmente, mas quanto mais reuniões se faz com a câmera ligada, mais fácil fica. Pode parecer em vão, mas no ambiente da videoconferência a linguagem corporal e a expressão facial são percebidas e fundamentais para um relacionamento virtual assertivo. Quando se mostra presentes, mesmo que em silêncio, pode-se trazer mais da aproximação natural que ocorre frente a frente. Sorrir, acenar com a cabeça e simplesmente ter reações, ao que está sendo falado, são atos que criam um cenário mais realista e não tão robótico.

Fabiana Teixeira – 

Apesar de ter sido introduzida como uma necessidade enquanto acontecia o isolamento, as videoconferências tomaram espaço em nossas vidas e agora parece que chegaram para ficar. O formato é prático, já que não é necessário o deslocamento, e acabou caindo no gosto de muitos, principalmente quando se trata de assuntos rápidos, ou quando os participantes estão geograficamente distantes.

A plataforma Zoom, por exemplo, aumentou em 30 vezes seu número de usuários desde 2020. Mesmo que apresente essa praticidade, as reuniões por vídeo revelam uma nova forma de se comunicar, o que pode ser desafiador para quem está acostumado com a troca de ideias olho no olho.

Os encontros virtuais não trazem a fluidez de uma conversa que acontece pessoalmente, então é necessária uma fase de adaptação, assim como certa dedicação para se aperfeiçoar. Confira seis dicas de como melhorar e praticar a comunicação com sucesso no mundo virtual

- Câmera ligada é importante - Pode não ser a coisa mais confortável inicialmente, mas quanto mais reuniões fizermos com a câmera ligada, mais fácil fica. Pode parecer em vão, ma...

Artigo atualizado em 31/08/2022 04:01.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica