Publicado em 13 set 2022

Como classificar a resistência ao fogo de elementos construtivos de edificações

Redação

A resistência ao fogo pode ser definida como a capacidade dos elementos construtivos de suportar a ação do incêndio, impedindo por determinado período sua propagação e preservando a estabilidade estrutural da edificação. Após a ocorrência da inflamação generalizada no ambiente de origem do incêndio e sua propagação progressiva em grandes ambientes, a imensa quantidade de calor gerado ingressa gradualmente nos elementos estruturais e de compartimentação da edificação, comprometendo suas propriedades mecânicas, levando à fragilização das partes afetadas que podem propiciar a propagação do incêndio ou mesmo a ruína parcial ou total da edificação. A capacidade destrutiva de um incêndio depende de diversos fatores, entre os quais se destacam: a quantidade de materiais combustíveis envolvidos e os respectivos potenciais caloríficos, a distribuição destes materiais na área afetada e as aberturas de ventilação natural por onde ocorrerá o ingresso do ar externo para alimentar a combustão. Existem informações relativas ao campo direto de aplicação disso, juntamente com os respectivos métodos de ensaio, parâmetros de avaliação dos critérios de desempenho e classificações específicas permitidas para cada elemento construtivo. Dessa forma, o usuário deve entender o procedimento de classificação da resistência ao fogo de elementos construtivos, utilizando dados obtidos nos ensaios de resistência ao fogo, de controle de fumaça e outros ensaios complementares, que estão no âmbito do campo direto de aplicação do método de ensaio apropriado.

Da Redação – 

A classificação da resistência ao fogo deve ser feita com a execução de ensaios específicos, uma vez que existem formas e características diversas em cada elemento construtivo, não permitindo a generalização dos ensaios. Para cada elemento, deve ser apresentada, caso existente, a correspondente norma brasileira que contém o método de ensaio de resistência ao fogo apropriado. Não havendo norma brasileira para um dado elemento, deve ser aplicado o método de ensaio estrangeiro referenciado.

O campo de aplicação da classificação de cada elemento deve ser previsto pelo solicitante do ensaio e deve contemplar os seguintes aspectos: as condições de exposição: faces a serem expostas ao fogo durante o ensaio; as dimensões do elemento: incluindo vão principal, altura e largura; as condições de vinculação: condições de restrição de movimento no elemento; as variações relativas à aplicação do elemento na obra; e a classificação prevista, por exemplo: combinações de diferentes critérios e tempos de resistência ao fogo. O número de ensaios e os corpos de prova a serem usados nos ensaios dependem do campo direto de aplica...

Artigo atualizado em 31/08/2022 04:07.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica