A Qualidade das fontes de alimentação de emergência para serviços de segurança
Redação
De maneira geral, todos os consumidores de energia elétrica sofrem pelo menos uma interrupção no fornecimento de energia a cada ano. Em média, cada interrupção dura 60 minutos ou mais. Essa situação parece piorar ano após ano, com algumas redes elétricas implementando apagões rotativos devido à sobrecarga na rede e para reduzir o risco de incêndios florestais. Os sistemas de energia de emergência e reserva são parte integrante da segurança contra incêndio e da segurança da vida em um edifício, pois fornecem um backup confiável para a concessionária e alimentam sistemas críticos do edifício, como bombas de incêndio, iluminação de emergência, elevadores, sistemas de alarme de incêndio e outros equipamentos importantes durante uma interrupção no fornecimento de energia. Há requisitos normativos que se aplicam aos grupos geradores acionados por motores alternativos de combustão interna para fonte de alimentação de emergência para serviços de segurança. Eles se aplicam, por exemplo, aos equipamentos de segurança em hospitais, edifícios administrativos, locais públicos de aglomeração, etc., estabelecendo as especificações especiais para o desempenho, projeto e manutenção de geradores de energia utilizados nas aplicações mencionadas levando em consideração as seções das NBR ISO 8528-1, a NBR ISO 8528-6 e NBR ISO 8528-10.

Da Redação –
Cada sistema de energia de emergência é composto por subsistemas complexos com muitos componentes internos, todos essenciais para o funcionamento confiável e para o fornecimento de energia de emergência em caso de interrupção do fornecimento principal de energia ao edifício. A falha de um ou mais desses subsistemas pode comprometer a capacidade do sistema de energia de emergência de fornecer eletricidade em uma situação de emergência. A manutenção diligente dos sistemas de um edifício, incluindo inspeções de rotina, testes do sistema e manutenção frequente, ajuda a garantir o seu funcionamento adequado.
A classificação 1 desses sistemas envolve a tensão da concessionária de energia que cai abaixo da tensão nominal em mais que 10%. Após um tempo de comutação de 0 s, deve estar disponível a potência demandada pelos serviços de segurança do consumidor.
O projeto dos grupos geradores sem interrupção de energia (nobreak) depende dos desvios de frequência e tensão requeridos. Na classificação 2, a tensão da concessionária de energia cai abaixo da tensão nominal em mais que 10%. Após um tempo de comutação de...