Publicado em 17 out 2023

Os tanques estacionários rotomoldados em polietileno devem obedecer a norma técnica

Redação

O tanque estacionário é um reservatório para acondicionamento de líquidos com localização estática, não destinado ao transporte de produto e o polietileno é uma resina termoplástica poliolefínica obtida por polimerização ou copolimerização do etileno (eteno). A rotomoldagem é um processo para a fabricação de artigos ocos que consiste em carregar o molde com resina micronizada ou micropeletizada, que é fundida por aquecimento e distribuída na superfície interna do molde, por movimento em um ou mais eixos. O produto final é resfriado e desmoldado. Os tanques de polietileno reticulado suportam maior pressão, em parte devido ao processo de fabricação por rotomoldagem. A moldagem rotacional é de longe o melhor processo para criar um tanque de armazenamento químico de polietileno reticulado. A rotomoldagem começa com a resina de polietileno reticulado em pó. Cada tamanho de tanque possui seu molde específico e uma certa quantidade de resina é adicionada ao molde, dependendo da espessura da parede que deverá ser projetada para o produto químico a ser armazenado, a aplicação para a qual o tanque será usado e a temperatura que o tanque sofrerá durante o uso. Há parâmetros normativos obrigatórios para requisitos e métodos de ensaio para tanque aéreo estacionário rotomoldado em polietileno (PE), com volume igual ou superior a 2.000 L, sendo que os requisitos se aplicam aos tanques para acondicionamento de substâncias químicas líquidas e não se aplicam ao armazenamento de combustíveis líquidos inflamáveis, como gasolina, etanol e óleo diesel. Eles se aplicam ao tanque destinado ao uso em temperatura até 66 °C, para tanques tipo I, e até 60 °C, para tanques tipo II, ambos em pressão atmosférica.

Da Redação – 

O processo de rotomoldagem contribui para o aumento da resistência à pressão dos tanques de polietileno reticulado. Com a finalidade de criar tanques químicos específicos, um pó especialmente preparado conhecido com pó de rotomoldagem de tanque químico é moldado. É uma mistura de partículas menores que o tamanho de uma gota de líquido e maiores que o tamanho de uma bolha de gás. Essas partículas, quando injetadas em um tanque cheio de líquido, farão com que o líquido forme bolhas individuais que são dimensionadas e moldadas com precisão para corresponder aos contornos do interior do tanque.

O material compósito conhecido como pó de rotomoldagem de tanque químico é composto de minúsculas partículas de polímero cerâmico e termoplástico. O material torna-se duradouro graças às partículas microscópicas, e a cerâmica contribui para a sua resistência ao calor e à corrosão. Na sua qualidade de pó para rotomoldagem, o pó para rotomoldagem em tanques químicos tem a capacidade de se adaptar aos contornos de uma superfície curva. Por poder ser moldado em qualquer formato imaginável, o pó de rotomoldagem para tanques q...

Artigo atualizado em 17/10/2023 05:24.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica