Publicado em 16 ago 2022

A conformidade dos perfis de aço para painéis reticulados usados em edificações

Redação

Os perfis estruturais são vigas feitas de aço laminados em diferentes formatos e tamanhos. São utilizados na montagem de estruturas metálicas, na indústria mecânica em geral e na construção civil, seja na fundação ou na estruturação de edificações robustas. Dentre os perfis estruturais existentes, há o perfil I e o perfil H que possuem mesas paralelas ligadas por um eixo central, com ampla variedade de bitolas, de 150 a 610 mm (6 a 24 polegadas). Ambos são produzidos a partir de aço de alta resistência e possuem composição química e propriedades mecânicas uniformes. Dessa maneira, são ótimas soluções para montar ligações, acabamentos estruturais e encaixes. São comumente utilizados como parte da estrutura de edifícios de múltiplos andares, na construção de viadutos e pontes, na fabricação de monovias, na composição de vigamentos, escoramentos, guias, em estruturas de suporte para vigas, pilares, marquises e mezaninos. Também são usados pela indústria mecânica geral, em implementos agrícolas e rodoviários, chassis de caminhões e ônibus, e como componentes de máquinas e equipamentos. aço com qualificação estrutural. O aço produzido com base em especificação que o classifica como estrutural e estabelece a composição química e as propriedades mecânicas. Já o painel reticulado é um sistema plano constituído de componentes discretos, representados por perfis de aço solidarizados entre si, podendo ou não ser associados a componentes de vedação. Os projetistas devem entender os requisitos normativos e os métodos de ensaios para os perfis de aço formados a frio, com revestimento metálico, para painéis reticulados utilizados em edificações e destinados à execução de paredes com função estrutural, estruturas de entrepisos, estruturas de telhados e de fachadas das edificações na técnica light steel framing (LSF).

Da Redação – 

A utilização dos perfis metálicos na construção de edifícios é algo comum em diversos países do mundo. Já no Brasil, este modelo de construção até existe há algum tempo, mas só começou a ser muito utilizado recentemente. Apesar disso, a maioria das pessoas ainda não conhecem e por isso não utilizam as estruturas de concreto armado.

Pelo fato de o aço ser um material extremamente resistente e leve, ele é perfeito para a construção civil. As características encontradas em cada material possibilitam a aplicação em diversos por meios. O perfil U é um dos mais comuns e utilizados, pois ele segue a mesma lógica da cantoneira (ou perfil L), sendo composto por três chapas que dão origem à sua forma. Esse perfil é uma das peças mais versáteis disponíveis. Desta forma, é muito utilizado em grandes construções como em projetos domésticos pequenos, como fabricação de portões e grades.

Além disso, é resistente e leve e, por isso, é utilizado em instalações metálicas, esquadrias, corrimão de escada, vigamentos, implementos agrícolas, sinalizações de trânsito, entre outros. O aço é o material mais reciclado do mundo...

Artigo atualizado em 16/08/2022 06:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica