Publicado em 21 nov 2023

Os parâmetros normativos para a integridade estrutural das turbinas eólicas

Redação

A integridade estrutural e a confiabilidade estrutural das estruturas de suporte das turbinas eólicas são essenciais para a estimativa de vida restante e para as decisões de gerenciamento do seu ciclo de vida. Além disso, pode-se discutir uma estrutura baseada em risco para uma avaliação de integridade estrutural, considerando as incertezas envolvidas na modelagem numérica e analítica, cargas, resposta estrutural e propriedades dos materiais, levando à construção de modelos quantitativos para prever o impacto de diferentes ações nas condições estruturais e passivos económicos numa perspectiva estratégica. Há requisitos normativos obrigatórios para o projeto a fim de assegurar a integridade estrutural de turbinas eólicas. O propósito é providenciar um nível apropriado de proteção contra danificações provenientes de todos os perigos durante a vida útil planejada. Esses parâmetros são uma preocupação com todos os subsistemas de turbinas eólicas como as funções de controle e proteção, sistemas elétricos internos, sistemas mecânicos e estruturas de suporte.

Para serem rentáveis, os vários componentes que compõem uma turbina eólica – a fundação, as pás, o rolamento principal e a caixa de velocidades, por exemplo – devem ser concebidos e construídos para sobreviver durante muito tempo em um ambiente extremamente desafiante. Mesmo tendo em consideração a dificuldade de acesso às turbinas, deve-se tentar minimizar os custos relacionados com manutenção, reparação e substituição. Isto pode ser conseguido de diversas formas, entre as quais a monitorização digital de toda a estrutura e das cargas a que a turbina está exposta. Porém, mas não menos importante, as estruturas complexas produzidas em massa para as turbinas eólicas offshore têm de ser produzidas de forma sustentável, além de serem econômicas e duráveis.

Por isso, deve-se verificar que os estados-limite não sejam excedidos no projeto da turbina eólica. Os ensaios de modelos e protótipos também podem ser utilizados em substituição aos cálculos para verificação do projeto estrutural, conforme especificado na ISO 2394.

Os cálculos do projeto devem ser baseados em métodos validados e códigos reconhecidos. A metodologia de projeto assume que o mode...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica