Publicado em 19 nov 2024

A conformidade normativa das fitas asfálticas autoadesivas

Redação

As fitas asfálticas autoadesivas são um produto que tem asfalto modificado como elemento predominante de sua composição, autoadesivo, impermeável, pré-fabricado, sem estruturante interno, autoprotegido. Podem, por exemplo, possuir um acabamento aluminizado, obtido por calandragem, extensão ou outros processos com características definidas. Algumas propriedades destes produtos estão relacionadas com a escorrimento que é um parâmetro relativo à estabilidade do produto ao calor, obtivo através de ensaio específico; adesão superficial que está ligado à resistência de aderência da superfície de contato da fita; a resistência ao destacamento que é um parâmetro relativo à resistência ao destacamento da fita do substrato, relacionada a um determinado ângulo de aplicação da força relativa à superfície aderida no substrato. Por fim, a vedação que é a camada com função de formar barreira contra a passagem de água, de forma pontual e localizada. Há especificações normativas necessárias para a aceitação da fita asfáltica pré-fabricada autoadesiva, utilizada para vedação, bem como estabelece os métodos de ensaio necessários para a verificação destes requisitos.

Da Redação – 

Para realizar o ensaio de envelhecimento acelerado por ação de temperatura usa-se como aparelhagem uma estufa com circulação forçada de ar, capaz de manter a temperatura requerida para o ensaio; um termômetro graduado com divisões de 1 °C e uma escala adequada para a temperatura especificada no ensaio; e papel siliconado de aproximadamente 200 mm x 200 mm, com superfície lisa. Deve-se selecionar quatro corpos de prova, com 50 mm de largura por 150 mm de comprimento, da amostra retirada conforme descrito na norma.

Retirar as películas removíveis e colocar cada corpo de prova sobre o papel siliconado com a face de aderência ao substrato da fita asfáltica voltada para baixo, e levá-los à estufa, mantendo-os em posição horizontal a (80 ± 1) °C, por um período de quatro semanas. Após o período de exposição, manter os corpos de prova, por no mínimo 2 h, em ambiente à temperatura de (23 ± 2) °C.

Retirar os corpos de prova do papel siliconado após o condicionamento e submetê-los ao ensaio de flexibilidade a baixa temperatura, conforme descrito na norma. Devem ser anotadas quaisquer modificações visuais observ...

Artigo atualizado em 13/11/2024 02:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica