Os parâmetros normativos de segurança das correntes para amarração de cargas
Redação
As correntes devem ser fabricadas a partir da união de elos atrelados um ao outro. Dessa forma, é possível que aguente mais força já que as chances de que o ele se rompa são poucas além de ser feito por material mais resistente. Cada corrente possui um sistema de classificação diferente dado por grau. Ou seja, conforme o grau de qualidade do material, pode-se conseguir obter o valor da carga de trabalho suportada. Por exemplo, com dois graus suporta até 2.500 kg; cinco graus até 4.000 kg; corrente de oito graus suporta 5.300 kg; com dez graus até 6.700 kg; e 12 graus aguenta até 8.000 kg. Há requisitos normativos de segurança para as correntes de amarração e amarração combinada com corrente para transporte de mercadorias em superfícies de transportadoras de carga, por exemplo, caminhões e carretas, que são utilizados em estradas, ou localizadas em navios, ou em vagões ferroviários e/ou combinações dos mesmos. Os parâmetros normativos incluem somente os dispositivos de tração operados manualmente com uma força manual máxima de 500 N. Não traz requisitos para talhas multifuncionais diferentes das de correntes com tolerância fina e marcações adicionais da força máxima de operação manual. Também, trata de riscos que podem ocorrer quando correntes de amarração estiverem sendo utilizadas conforme a intenção e sob condições previstas pelo fabricante.
Da Redação –
Pode-se destacar que os perigos gerais causados pela carga ou por partes da carga durante o uso impróprio de correntes de amarração, ou o não uso de dispositivos de fixação de carga estão descritos abaixo. Os perigos descritos a seguir se referem a pessoas que podem estar em risco diretamente quando manuseiam correntes de amarração, por exemplo, durante a tração e o descarregamento.
Os requisitos, os ensaios e as instruções para usuários foram harmonizados de modo que as correntes e os dispositivos de tração em conformidade com a norma estejam projetados e dimensionados de modo a considerar os seguintes perigos, desde que utilizados em conformidade com as instruções do fabricante: os perigos de sofrer impacto, perda de equilíbrio ou queda durante a aplicação de força, devido a um equipamento defeituoso, quebra repentina ou mau funcionamento do tensionador, levando a uma repentina falta de força de reação manual; lesões devidas a apertos e cortes, lesões na mão ou no braço durante a manipulação de dispositivos de tração devido a extremidades afiadas da corrente a dispositivos de tração; os perigos para pesso...